PUBLICIDADE

Prefeitura amplia público para vacinação contra H1N1

As equipes de Ponta Grossa continuarão vacinando a população, das 9h às 16h em 19 pontos diferentes

 Já foram vacinadas 844 gestantes (21%), 157  mulheres em fase pós-parto (23%) e 3.334 crianças até 5 anos (12%)
Já foram vacinadas 844 gestantes (21%), 157 mulheres em fase pós-parto (23%) e 3.334 crianças até 5 anos (12%) -

As equipes de Ponta Grossa continuarão vacinando a população, das 9h às 16h em 19 pontos diferentes

A partir de segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e setor de Imunização, amplia a campanha de vacina contra o vírus H1N1. Além do primeiro grupo prioritário, que abrange as gestantes, crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias e puérperas (fase pós-parto), as equipes também estarão vacinando idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores com declaração da instituição de ensino e portadores de doenças crônicas, sob solicitação médica. 

Ponta Grossa conta com 19 salas de vacinas espalhadas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento acontece das 9h às 16h. “Neste segundo momento de campanha novos públicos foram inseridos e devem buscar a sala de vacina mais próxima da sua casa. É importante destacar que o primeiro grupo prioritário continuará sendo vacinado”, explica a enfermeira Daniele Fabian. 

Para que a campanha continue sendo eficiente é importante que a população corresponda às datas e procurem os serviços nos períodos certos. As vacinas contra H1N1 serão aplicadas, inicialmente até o dia 31 de maio. “O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, por isso é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação”, ressalta o médico Rodrigo Manjabosco. Para a vacinação é necessário levar a carteira de vacina, cartão SUS e documento com foto. 

Desde o início da campanha até esta quinta-feira (18) foram vacinados: 844 gestantes (21%), 157 puérperas (23%) e 3.334 crianças (12%). A Fundação Municipal de Saúde já está organizando ações para aplicação da vacina nos finais de semana. O dia D será no dia 27 abril, num sábado, mas ainda está sem horário e salas definidas. 

Estado ainda está em alerta

O boletim semanal da febre amarela divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde não registra novos casos da doença no Estado. Porém, o Paraná segue em alerta com 15 casos confirmados, incluindo uma morte e 85 ocorrências em investigação. Outros 269 já foram descartados. “A nossa recomendação é para que a população busque a unidade de saúde mais próxima da sua casa e tome a vacina contra a doença, que está disponível nos 399 municípios”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE