PUBLICIDADE

UEPG firma parceria para reinserção social de detentos

Universidade também oferecerá cursos de formação para agentes penitenciários e qualificação de vigilantes da instituição

Além do projeto de ressocialização, projeto prevê qualificação dos agentes e vigilantes
Além do projeto de ressocialização, projeto prevê qualificação dos agentes e vigilantes -

Universidade também oferecerá cursos de formação para agentes penitenciários e qualificação de vigilantes da instituição

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou uma parceria com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) - o convênio prevê uma série de ações ligadas à reinserção de detentos ao ambiente social. Além disso, a iniciativa que já foi aprovada pelo Conselho Administrativo da UEPG prevê a formação e qualificação de agentes penitenciários e de vigilantes da própria Universidade. A parceria também conta com o auxílio do Instituto Mundo Melhor (IMM).

A medida envolve diretamente o Núcleo de Estudo e Acompanhamento da Vara de Execuções Penais de Ponta Grossa, coordenado pelo professor Rauli Gross Junior - o docente também é chefe de gabinete da Reitoria. Rauli destaca que a medida busca, por um lado, oferecer aspectos de reinserção social e de qualificação dos sujeitos que atuam no sistema penitenciários (agentes) e na segurança da UEPG (vigilantes).

Por um lado, a UEPG contratará 10 detentos para atuar na manutenção do Campus de Uvaranas e Campus Central. “Esses presos de baixa periculosidade irão atuar em serviços de consertos elétricos, atuando na limpeza do campus, como pedreiros e um deles também atuará na biblioteca. Por um lado, eles terão a oportunidade de cumprirem a pena como forma de reinserção social e, por outro, a UEPG cumprirá seu papel social como Universidade pública”, sinaliza Gross.

O Depen receberá um salário mínimo pela atuação de cada um dos detentos - um terço deste valor é retido pelo Departamento para custear a permanência destas pessoas no sistema prisional e não haverá vínculo trabalhista entre os presos e a Universidade. A parceria também prevê a oferta de cursos a distância do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

“Por um lado, haverá detentos atuando na Universidade e buscando a reinserção social através da atividade profissional. Por outro lado, o convênio prevê que possamos oferecer cursos de curta duração aos presos que não podem deixar a unidade prisional. A ideia é fazer com que a Universidade pública também leve conhecimento a esses espaços”, conta Rauli.

Qualificação dos agentes e vigilantes

A parceria entre UEPG e Depen prevê ainda a qualificação dos agentes penitenciários do Depen e dos vigilantes da Universidade. Por sua vez, os agentes farão cursos de pós-graduação ministrados por professores do Nutead e voltados especialmente à gestão de pessoas. “Os agentes penitenciários são os sujeitos efetivamente envolvidos na gestão de pessoas no ambiente prisional”, conta Rauli.

Por sua vez, os agentes do Depen irão ministrar cursos de aperfeiçoamento para os vigilantes e demais profissionais que atuam na segurança da UEPG. “Desta forma, nós teremos uma via de mão dupla na oferta e no compartilhamento de conhecimento, tanto da UEPG como do Depen, envolvendo presos em reinserção social, agentes penitenciários e vigilantes da Universidade em uma abordagem próxima da Justiça Restaurativa”, destaca o professor Rauli.

Segurança no Campus

Além da qualificação dos agentes de segurança, a atual gestão da UEPG tem buscado investimentos para viabilizar melhorias reais na segurança do Campus de Uvaranas e também do Campus Central. Entre tais medidas está a viabilização da segunda fase do projeto Rota Segura, em Uvaranas, e melhorias no monitoramento por câmeras no Campus Central e também em Uvaranas.

Novos recursos

Durante reunião com o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, nesta terça-feira (12), em Brasília, o deputado Aliel Machado destinou à UEPG a emenda de R$ 300 mil do Orçamento Geral da União 2019. A verba será utilizada para aquisição de itens para incremento da segurança do campus Uvaranas.

Sanches afirma que a emenda é um complemento à outra conquista, a base da polícia militar que em breve será instalada. Para o reitor, este será um importante investimento para que o campus seja um lugar mais seguro para circulação e permanência das pessoas no campus de Uvaranas. “Investiremos em equipamentos e veículos, o que vai impactar a segurança do entorno da UEPG porque uma Universidade mais segura é um bairro de Uvaranas mais seguro também”, diz Sanches.

“Já tínhamos conquistado a base policial que vai ajudar não só na segurança da Universidade mas principalmente de Uvaranas. Esse recurso do Orçamento Geral da União vai ser utilizado na área de segurança para cuidar dos nossos estudantes e também da comunidade da região da Universidade”, afirma o deputado federal Aliel Machado. A destinação da emenda é resultado, segundo Aliel Machado, de uma preocupação dele e cumpre o compromisso assumido pelo reitor.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE