PUBLICIDADE

Nova gestão do DCE-UEPG apresenta demandas ao reitor

Representantes do grupo se reuniram com o professor Miguel Sanches Neto para apresentar demandas de melhorias e ações

Imagem ilustrativa da imagem Nova gestão do DCE-UEPG apresenta demandas ao reitor
-

Representantes do grupo se reuniram com o professor Miguel Sanches Neto para apresentar demandas de melhorias e ações

A nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) toma posse nesta quarta-feira (26) na sede da entidade, na avenida Bonifácio Vilela, n. 700, às 20h. Chapa única, a “Língua Solta: me deixem cantar” é composta por 33 representantes dos cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e foi eleita último dia 18. Segundo Jessé Ricardo Stori de Lara, da Comissão Eleitoral, em 2018, em relação ao pleito do ano passado, a participação dos estudantes foi menor - em 2017 foram registrados 2022 votos. Lara acredita que a diminuição no número de votantes se deve à falta de concorrência. “Quando há concorrência, parece haver maior mobilização”, comenta.

Lara esclarece que, mesmo com menor participação, o processo é necessário para legitimação da eleição de chapa única. Dos 654 votantes de 2018, 54 anularam e 10 votaram em branco. 590 estudantes votaram na chapa inscrita.     Reunião com a reitoria

Antes de assumir a direção do DCE, Guilherme Portela e Rodrigo Freitas, membros da coordenação geral, participaram de reunião na Reitoria da UEPG. Durante o encontro com o professor Miguel Sanches Neto, Guilherme e Rodrigo apresentaram demandas da nova gestão do DCE ao reitor.

Entre as metas prioritárias colocadas à reitoria estão a regularização da sede do DCE e a criação de linhas de ônibus intercampi. “Vamos estudar a viabilidade das propostas para 2019”, afirma Sanches.

Outras demandas

Os coordenadores do DCE também pediram a estruturação de uma cozinha e lavanderia na Casa do Estudante, que precisa ser ampliada, porém requer no momento desses espaços. Outra demanda apresentada foi a ampliação das bolsas de permanência para estudantes em vulnerabilidade social.

O Cursinho Popular do DCE, que teve projeto aprovado pelo edital da  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) no Programa Universidade Sem Fronteiras, também entrou na pauta. Para a nova gestão do DCE este projeto é muito importante para a construção de uma universidade popular já que democratiza o acesso à universidade e inclui pessoas marginalizadas pela condição social e econômica.

Diversidade

Guilherme Portela e Rodrigo Freitas, membros da coordenação geral da chapa Língua Solta, destacaram que além da apresentação das propostas, a visita ao reitor abordou demandas macropolíticas. “Lutamos por mais espaços de participação e discussão da diversidade de gênero na política”, afirma Guilherme. O coordenador destaca também que, nessa linha de atuação, o DCE conta com parceria da Fundação Municipal de Cultura para a realização da 1ª Parada LGBT. “Não temos ainda uma data fechada, porém, com certeza realizaremos este evento ainda em 2018”, explica.

NOVA DIRETORIA

COORDENADORIA GERAL        

Ana Paula Meira                       

Guilherme Portela                    

Rachel Libois

Rodrigo Freitas

Susana Bartmeyer

TESOURARIA

Luiz Felipe Almeida

Vitória de Aquino

SECRETARIA

Alisson Pepe

José Leandro

Murillo Costa

ESPORTES

Guilherme Silva

Rafael de Oliveira

Luiz Eduardo Ferreira

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Clara do Prado

Carlos Picanço

Jennifer Dias

Maria Clara Rizental

Frederico Renan

COMUNICAÇÃO

Erick Teixeira

Nataly Evilin

Thiago Henrique

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Indira Rocha

Jayne Thalya

Bruno Diniz

Marta Ferreira

CULTURA

Lucélia Rodrigues

Iniwara Kurowski

Luiz Arthur Feola

Gabriela Carvalho

Maria luisa de Oliveira

ASSUNTOS POLÍTICOS E SOCIAIS

Alifer Rafael

Mariana Malaquias

Ana Maria Esser

Raissa Lizieri

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE