ACIPG sugere modelo de contrato de PG com a Sanepar

Questões nocivas na proposta anterior foram apontadas por estudo.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), na noite da última quarta-feira (15), apresentou em reunião com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) um novo modelo de minuta de contrato para o Município de Ponta Grossa, com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O prefeito agradeceu a atitude da instituição e salientou a importância das entidades, contribuírem com a administração pública. A proposta apresentada foi solicitada pela própria Sanepar para a ACIPG.

O diretor de Assuntos Comunitários da ACIPG, Luiz Eduardo Pilatti Rosas comentou que graças ao município não ter assinado o contrato no final do ano passado, a situação melhorou muito para Ponta Grossa e o poder de negociação do município aumentou. “A Sanepar acertou com Curitiba e a capital ficou com as regras ambientais em sua responsabilidade, como também conseguiu uma compensação financeira significativa com a Companhia, e não apenas um adiantamento como proposto em Ponta Grossa, para consolidação do contrato, em 2017. O que apresentamos hoje é uma proposta que entendemos como favorável para Ponta Grossa”, disse Pilatti.

O advogado da ACIPG, Bruno Garofani apresentou aos presentes outros fatores que foram repensados por um grupo de estudos, capitaneado pela ACIPG, desde o final de 2017. Segundo ele, o contrato firmado entre a Sanepar e Curitiba conseguiu avançar em todos os pontos que foram questionados pela ACIPG no final do ano passado. “A única parte que divergiu foi que a ACIPG sugere que o contrato seja de 20 e não de 30 anos, como proposto pela Sanepar e aceito pela capital do Paraná”, disse.

Entre as principais mudanças, comparando com o contrato oferecido à Câmara no ano passado prevê o tratamento do esgoto, além das outras providências já estabelecidas, como também o atendimento da área rural do município. Outra sugestão é a obrigatoriedade do cumprimento do Plano de Saneamento Básico pela Sanepar. “Além disso, a exemplo de Curitiba, sugerimos que o contrato de Ponta Grossa, não permita que o patrimônio municipal se reverta à Sanepar, em forma de doação, como proposto anteriormente”, salientou Garofani, que são sugestões para garantir mais força para o município, atrelado à segurança jurídica.

O prefeito agradeceu o trabalho prestado pela ACIPG e salientou que o modelo será estudado pela Procuradoria do Município. “Nosso contrato atual com a Sanepar é péssimo, não temos nem previsão de multa, e este contrato estará em vigor até 2026. Apresentei o projeto no ano passado e a ACIPG contestou. Entendo que atualmente a participação da ACIPG é extremamente salutar. É a sociedade contribuindo com a discussão e com melhorias nas cláusulas contratuais”, disse Rangel. 

Sobre o caso

No mês de dezembro de 2017, a Prefeitura protocolou na Câmara um projeto de lei, solicitando autorização dos vereadores para firmar contrato com a Sanepar. Por entenderem que o contrato continha artigos nocivos para o município, a ACIPG, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PG), entre outras entidades de classe, se manifestaram contra o projeto de lei e solicitaram ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) a retirada da proposição. Simultaneamente, os vereadores integrantes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Legislação, Justiça e Redação, juntamente com a de Finanças, Orçamento e Fiscalização foram procurados e alertados das fragilidades do contrato. Em fevereiro deste ano, uma CPI foi instaurada na Câmara Municipal para investigar o atual contrato.

Informações da Assessoria de Imprensa.

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)

Confira o seu horóscopo para este domingo (26/05)...

Mais presídios e penas rigorosas

Mais presídios e penas rigorosas...

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre

PG gera mais de mil vagas de emprego no quadrimestre...

Algumas considerações sobre alienação parental

Algumas considerações sobre alienação parental...

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem

Rangel envia à Câmara projeto para assumir bilhetagem...

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

Justiça Eleitoral cancela quase 4,4 mil títulos em Ponta Grossa...

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (25, 26 e 27/05/2019) do JM...

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv

Aliel participa de seminário sobre Previdência no Sindserv...

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG

Fim de semana será de atos pró-Bolsonaro em PG...

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa

Vialaser inaugura loja no Palladium Ponta Grossa...

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos

Receita Federal realiza leilão de veículos apreendidos...

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado

PG recebe Dia D do Feirão do Imposto neste sábado...

Obras interrompem abastecimento de água em PG

Obras interrompem abastecimento de água em PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS