PUBLICIDADE

‘Tully’ é um grito (suave) de mulheres sufocadas

‘Tully’ é um grito (suave) de mulheres sufocadas

Imagem ilustrativa da imagem ‘Tully’ é um grito (suave) de mulheres sufocadas

O ritmo inicial do filme ‘Tully’, do diretor Jason Reitman, é quase insuportável. Diálogos e cenas familiares extremamente triviais mostram um cotidiano sem grandes emoções ou revelações. No máximo, o que pode despertar a curiosidade é a escovação que a mãe faz no filho logo nos segundos iniciais.

Mas, na sequência, é possível confirmar a suspeita de que esse ritmo é cuidadosamente inserido para deixar claro como é tediosa e sufocante a vida da protagonista, Marlo (Charlize Theron). Ela está afastada do trabalho no setor de recursos humanos de uma empresa de barra de cereais para dedicar-se integralmente à função de mãe do terceiro filho prestes a chegar. Claro que, ficando em casa, precisa equilibrar as funções de doméstica, esposa e mãe dos outros dois filhos. E isso tudo cansa. O marido, Drew (Ron Livingston), não é má pessoa, mas não ajuda tanto assim. É comum vê-lo jogando videogame na cama como recompensa pelo trabalho que teve fora de casa.

O ritmo ganha mais intensidade e alegria com a chegada de Tully (Mackenzie Davis), a babá noturna paga pelo irmão de Marlo. Aos poucos, a personagem-título mostrará que terá muito mais a oferecer do que apenas aquilo que se espera dela.

Reitman é um diretor acostumado a infiltrar a câmera no cotidiano aparentemente simples e tedioso dos personagens para recolher minúcias dos relacionamentos humanos e, a partir delas, fazer o espectador refletir sobre a sua própria vida. Sua filmografia inclui obras como ‘Juno’ (2007), ‘Amor sem Escalas’ (2009), ‘Jovens Adultos’ (2011) e ‘Homens, Mulheres e Filhos’ (2014).

‘Tully’ segue essa linha de obras que lançam um olhar sensível sobre o comportamento humano, revelando-se um retrato da face menos glamorosa de ser mãe. O filme também pode ser considerado um manifesto sutil a respeito da injustiça do peso social colocado sobre a mulher que precisa desenvolver tantos papéis, além de, biologicamente, ser a responsável pela gestação de um novo ser humano. Por um lado, isso é mágico, mas, por outro, demanda esforços que, somados a tudo o que uma mulher precisa fazer, levam à exaustão.

A certa altura, o espectador descobre que a cena dos segundos iniciais refere-se ao Protocolo de Wilbarger, terapia sensorial baseada na escovação do corpo. ‘Tully’ termina com a provocação de que algo mais simples pode ter maior eficácia. E, mesmo que não tenha, rende uma bela cena.

*Texto de Tiago Luiz Bubniak

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE