PUBLICIDADE

‘Ella e John’ entrelaça drama e comédia com suavidade

‘Ella e John’ entrelaça drama e comédia com suavidade

Imagem ilustrativa da imagem ‘Ella e John’ entrelaça drama e comédia com suavidade

‘Ella e John’ é daquele tipo de filme que começa tímido, pobre de encantos. Aos poucos, no entanto, eles aparecem, evidenciando que este road movie dirigido por Paolo Virzì (o mesmo diretor do memorável ‘Loucas de Alegria’) mergulha de forma consistente no conceito de comédia dramática. O roteiro entrelaça de tal forma os dois gêneros que o espectador estimulado a chorar é, rapidamente, convidado a rir. E vice-versa.

A produção é baseada no livro ‘The Leisure Seeker’, de Michael Zadoorian, que é o título original do filme e pode ser traduzido como ‘O Caçador de Lazer’. O roteiro foi escrito a oito mãos pelo próprio diretor, por Stephen Amidon, Francesca Archibugi e Francesco Piccolo.

A trama enfoca o casal Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland), um professor de inglês apaixonado por Ernest Hemingway. Os dois estão com cerca de 70 anos e resolvem pegar a estrada em um motorhome sem avisar os filhos Will (Christian McKay) e Jane (Janel Moloney). Parece uma espécie de aventura de adolescente. Mas a razão dessa aparente mistura de peraltice com rebeldia é nobre e completamente compreensível: aproveitar a vida enquanto há tempo, já que ambos não estão bem de saúde.

A relação entre os protagonistas é muito bem construída, seja pelo roteiro, seja pelo talento dos atores. Todo o filme transcorre pautado na sutileza, deixando clara a cumplicidade típica de quem convive há décadas. “Seus silêncios nunca são constrangedores”, Ella chega a dizer para o marido a certa altura da história. Em outro momento, John define a esposa como um “búfalo ferido” quando está furiosa.

O final pode, eventualmente, ser de difícil absorção para muitos. Mas o percurso que o espectador faz do início morno até o fim intenso da viagem torna praticamente impossível não sentir-se um amigo ou parente próximo desse casal simpático, imperfeito e amável. Humano, enfim.

Ao lado de ‘Loucas de Alegria’, ‘Ella e John’ é mais uma prova do potencial de sensibilidade das produções que levam a assinatura do italiano Paolo Virzì. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE