PUBLICIDADE

Ipiranga amplia atendimentos nos bairros com ‘Farmácia Móvel’

Programa tem como objetivo garantir à população um acesso facilitado a medicamentos com ações descentralizadas

Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças
Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças -

O município de Ipiranga iniciou, nesta quinta-feira (17), as atividades da ‘Farmácia Móvel’. O programa tem como objetivo garantir à população um acesso facilitado a medicamentos com ações descentralizadas. A estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), da vice, Ivonete Costa (PSB), e de outras lideranças locais.

A nova ferramenta é um desejo antigo da atual gestão. “O projeto estava em nosso plano de governo e agora saiu do papel. Há cerca de um ano estávamos trabalhando em cima dessa iniciativa que, sem dúvida, trará uma série de benefícios para a nossa população”, disse o chefe do Executivo. Com a unidadde da ‘Farmácia Móvel’ em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBS), a população não precisará se deslocar até a região central para receber os medicamentos previstos em receita.

Abrangência no interior

A expectativa da Prefeitura é estar a cada 15 dias em uma unidade diferente, contemplando em especial as regiões mais afastadas. “Ainda serão feitas adaptações. No entanto, o mais importante é que o projeto está funcionando. Todos os medicamentos que temos na Farmácia Central, agora temos na Farmácia Móvel com a mesma qualidade. É uma alegria imensa. Tenho certeza que as comunidades serão beneficiadas”, avaliou Modesto.

A farmacêutica responsável pela ‘Farmácia Móvel’, Silvia Janaina de Lima, traz detalhes da estrutura que está à serviço da população. “Temos toda a medicação que também está disponível no Centro. Contamos com acesso ao mesmo sistema. A van foi preparada para receber os medicamentos garantindo durabilidade e estabilidade com a temperatura adequada. Temos também uma geladeira especial para o transporte das insulinas”, explanou. A secretária municipal de Saúde, Elizete Gobel Vieira, também exaltou a importância do atendimento descentralizado, que traz um amplo acesso à população, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde.

Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças
Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças |  Foto: Divulgação
 

Transporte de pacientes recebe nova linha

A realização de melhorias na área de Saúde tem sido uma constante dentro do atual governo. Em agosto deste ano, por exemplo, a Prefeitura anunciou uma nova linha para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento nos municípios de Campo Largo e Curitiba. “É uma ação que busca beneficiar aqueles pacientes que deixam o município às 4h da manhã e ficam fora o dia todo, retornando apenas no período da tarde. Além dessa linha, agora temos outra às 8h e retorna ao meio-dia. Sabemos que vários pacientes têm a saúde debilitada e, com essa novidade, pretendemos auxiliá-los”, disse.

Reformas no Hospital Municipal

O Hospital Municipal de Ipiranga passou por uma série de reformas entre os meses de março e abril deste ano. Com o objetivo de qualificar o atendimento à população, a prefeitura aplicou recursos para revitalizar o Bloco Cirúrgico, o consultório de apoio para Consultas Clínicas, o local de espera na parte interna da recepção, além de outros investimentos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta segunda-feira (25), o prefeito Douglas Modesto afirmou que, a partir dessas reformas, o Hospital Municipal passa a ofertar um ambiente de maior comodidade e acessibilidade aos pacientes. “Houve a reforma e adequação de uma nova ala clínica. Ou seja, há um consultório a mais para um profissional médico no Pronto Atendimento. Neste sentido, procuramos um atendimento mais agilizado em urgências médicas”, disse.

A administração também executou adaptações e reformas, conforme obrigatoriedades sanitárias, na sala de Expurgo, que é o ambiente destinado à limpeza, desinfecção, materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente. Por fim, também foram feitas adequações já pensando em um possível projeto de concessão.

A iniciativa que começou a ser planejada em 2021 está sendo planejada por representantes da secretaria de Saúde e da prefeitura. “Este é um projeto sério, que exige estudos e planejamento. Acreditamos que esta é a melhor forma de atender nossa população”, afirmou Modesto em entrevista concedida ainda no ano passado.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE