PUBLICIDADE

Municípios da região buscam entrada no mapa turístico nacional

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão
Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão -

Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras no processo de inclusão

Os municípios dos Campos Gerais poderão pleitear sua permanência ou inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, principal instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo e do Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas do setor.  Para fazer parte são exigidos critérios, como possuir órgão e conselho municipal de turismo atuante e ser integrante de uma região turística. O prazo para envio da documentação comprobatória à instância de governança regional de turismo é de 14 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022.

Além dos critérios estipulados pela Portaria Federal, a Paraná Turismo, estabeleceu como exigência complementar, a necessidade de vinculação formal às organizações credenciadas como Instâncias de Governanças Regionais - IGRs, sendo a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais a IGR da região.

Wagnilda Minasi, presidente da Adetur Campos Gerais entende que cada município tem suas prioridades e seu momento. “É importante que os gestores municipais que acreditam e que querem investir no desenvolvimento do turismo incluam suas cidades no Mapa do Turismo Brasileiro para que estas possam ser contempladas por políticas públicas e programas federais e estaduais além de poderem participar de ações regionais de fomento a atividade”, afirma.

Uma das cidades da região que pretende pleitear uma vaga no mapa nacional é Porto Amazonas. Desde o início de 2021, as equipes da prefeitura realizaram uma série de procedimentos para adequar a gestão do setor, como explica a  diretora da divisão de Turismo, Silvia Bini Kampa. “Nós já estamos com toda a documentação pronta para solicitar a entrada. Ainda no ano passado, formalizamos a criação do conselho municipal e mapeamos todo o potencial existente em Porto Amazonas”, destacou. De acordo com Silvia, houve uma mobilização popular significativa por meio da realização de novas parcerias, palestras e oficinas junto às pessoas e empresas ligadas ao setor.

A Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras da região no processo de inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone (42) 99103-1399 ou pelo e-mail [email protected]. O novo Mapa será divulgado em 16 de março. Após essa data, a inclusão dos municípios seguirá outro cronograma.

Circuito Gastronômico é destaque estadual

O Circuito Gastronômico dos Campos Gerais foi indicado para concorrer ao Top Tur - Prêmio Panorama do Turismo 2021, na categoria ‘Iniciativa do Ano’. O prêmio é uma iniciativa que foi idealizada com o objetivo de identificar e valorizar os destaques da cadeia produtiva do setor. Com sua abrangência e características, é a principal premiação no contexto do Paraná. A escolha dos agraciados de cada ano envolve ampla consulta às entidades de classe e governanças regionais do segmento e, numa segunda etapa, votação pública pela internet. O processo de escolha ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 12 de março. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial do ‘Panorama do Turismo’.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE