PUBLICIDADE

Estado debate ações para o turismo em Jaguariaíva

Secretário de desenvolvimento sustentável e turismo, Márcio Nunes, participou de uma visita técnica no município e dialogou com a prefeita Alcione Lemos (DEM)

Secretário de desenvolvimento sustentável e turismo, Márcio Nunes, participou de uma visita técnica no município e dialogou com a prefeita Alcione Lemos (DEM)
Secretário de desenvolvimento sustentável e turismo, Márcio Nunes, participou de uma visita técnica no município e dialogou com a prefeita Alcione Lemos (DEM) -

Secretário de desenvolvimento sustentável e turismo, Márcio Nunes, participou de uma visita técnica no município e dialogou com a prefeita Alcione Lemos (DEM)

O Parque Estadual Vale do Codó, um dos principais pontos turísticos de Jaguariaíva, recebeu a visita do Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, nesta quarta-feira (19). Acompanhado do diretor de Políticas Ambientais da SEDEST, Rafael Andreguetto, e da equipe do Instituto Água e Terra (IAT) de Ponta Grossa, o secretário Márcio Nunes foi recepcionado pela prefeita Alcione Lemos, que tem investido no Turismo como carro-chefe de sua gestão desde o plano de governo.

A visita técnica teve como objetivo discutir medidas que estabeleçam a organização na visita do parque, em especial na área da cachoeira do Lago Azul, que hoje é a mais frequentada pelo público. A prefeita Alcione Lemos acompanhou o secretário e sua equipe, juntamente com a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini e equipe. 

Na oportunidade, os poderes municipal e estadual puderam alinhar demandas para a área, como a criação de um plano de manejo, a necessidade de regularização fundiária das áreas privadas dentro da unidade de conservação, bem como a aproximação dos proprietários destas áreas com a responsabilidade sobre a estrutura dos locais.

A chefe do Executivo de Jaguariaíva também apresentou ao secretário Márcio Nunes reivindicações como infraestrutura de segurança, higiene, fiscalização, mobilidade no parque. “Para conciliar atividade turística com preservação ambiental o Parque precisa de estrutura, antes de mais nada. Para evitar que a carga turística destrua essas áreas é necessário regulamentação e, para isto, contamos com a parceria com o Governo do Estado. Estamos atuando juntos para satisfazer as necessidades da nossa comunidade e tornar esses atrativos naturais em espaços respeitados”, afirma Alcione.

Novas possibilidades

A secretária Sandra Negrini destacou a pré-existência de produtos turísticos que podem ser explorados de forma terceirizada no local, garantindo a segurança e controle do fluxo de pessoas no parque. “Alguns produtos como aquatrekking e boia cross já existem, mas precisamos regulamentar as atividades e transferir a visitação para empresas de monitoramento, que farão isso de forma segura e, acima de tudo, preservando o meio ambiente. Com isso, novas atividades podem ser exploradas, como rapel, pois nossas áreas têm potencial para isso, mas precisamos de estrutura e monitoramento”, explica a secretária Sandra.

O diretor municipal de Turismo, Rafael Pomim, relembra que a área do Lago Azul é de propriedade do município, contudo está dentro do Parque Estadual Vale do Codó como descrito no Decreto 1528 de outubro de 2007, fazendo do Estado um co-participante na gestão do local.

Juntos por uma Jaguariaíva Turística 

Márcio Nunes é o primeiro secretário de Estado a visitar Jaguariaíva neste ano. O convite para a vinda ao município foi feito há duas semanas em uma reunião entre Nunes, a secretária Sandra e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Logística, Gil Lorusso do Nascimento Filho.

Demonstrando alinhamento entre Estado e a administração da prefeita Alcione Lemos, Márcio Nunes reforçou a intenção do Governo de transformar o Parque Estadual Vale do Codó em um importante atrativo turístico do Paraná. "Com parceria podemos transformar este local, com uma beleza natural extraordinária, num grande ponto turístico", afirmou Nunes.

O responsável técnico, diretor Rafael Andreguetto, reforça que a parceria não pode ser apenas pública, mas se estender ao ramo privado detentor de áreas, inclusive para a elaboração do plano de manejo, que é documento técnico, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. Andreguetto também deixou à disposição do município os serviços da equipe do IAT de Ponta Grossa.

O trabalho da administração municipal, através da SETMA, para fortalecer o turismo tem apresentado ótimos resultados, como a primeira visita de um secretário Estadual ao município nesta gestão, também do presidente da TV Paraná Turismo, Ruy Façanário e a gravação de uma edição do programa “Sabiá no Paraná”. Durante a visita, a equipe visitou, além do Lago Azul, o Túnel Fábio Rêgo e a sede da SETMA.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE