PUBLICIDADE

Novo aeródromo na região de PG será inaugurado dia 15

Espaço construído pela iniciativa privada atenderá aeronaves executivas, desportivas e de pilotos proprietários
Espaço construído pela iniciativa privada atenderá aeronaves executivas, desportivas e de pilotos proprietários -

Instalado às margens da BR-376, projeto possui pista mais extensa que dos aeroportos Sant’Ana e Bacacheri

Proprietários de aviões executivos, pilotos de aviação esportiva e empresas de táxi aéreo estão ganhando um novo espaço para pousos, decolagens e parada de aeronaves no novo aeródromo que será inaugurado no próximo dia 15, no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais. Denominado ‘Aeroparque Aldeia da Serra’, o empreendimento instalado em local estratégico, a 55 quilômetros de Curitiba e de Ponta Grossa, foi planejado em 2010, teve o início das obras em 2015, e que tem capacidade de operação desde 2017.

O projeto é fruto da parceria entre os empresários Wagner Aichner e Aliceu Cezário, dois entusiastas da aviação, que tinham interesses em comum e o sonho de construir um aeródromo como alternativa para os aeroportos administrados pela Infraero em Curitiba, como Afonso Pena e Bacacheri, em vias de serem privatizados. Para transformar o sonho em realidade, eles prospectaram terrenos, fizeram pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade e adquiriram a área de 700 mil metros quadrados na Colônia Witmarsum, praticamente às margens da BR-376 (km 546), rodovia que liga Curitiba a Ponta Grossa, por onde passa parte da produção industrial e agrícola do estado.

A pista foi construída com 1.500 metros de comprimento, mais extensa que a do Aeroporto Sant’Ana (1.430) e Bacacheri, e tem 23 metros de largura, suportando aeronaves de até 22 toneladas, O aeródromo funcionará 24 horas por dia para pousos e decolagens. Não foi revelado o valor total do investimento, mas apenas o serviço de terraplanagem teve um custo de cerca de R$ 10 milhões, movimentando um milhão de metros cúbicos de terra.

O espaço foi chamado de Aeródromo Jorge Luiz Stocco, em homenagem a um mecânico restaurador de aeronaves, bastante conhecido no meio aeronáutico, que faleceu em 2013, num acidente aéreo. A designação ‘aeródromo’ é dada a uma área que possui a infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves, geralmente chamados dessa forma por ser de caráter privado - os aeroportos são espaços públicos. Futuramente haverá transporte de helicóptero do aeródromo para pontos de Ponta Grossa e Curitiba.

Ganho de tempo e maior economia

Para a manutenção do Aeródromo Jorge Luiz Stocco, o planejamento prevê a comercialização de espaços para a construção de hangares. Já foram comercializados 37 espaços e 15 hangares estão em pleno funcionamento. Cada espaço tem 600 metros quadrados. Na primeira fase do projeto espera-se comercializar 62 áreas e, no final da segunda fase, serão 124 hangares. “Queremos ser um espaço alternativo, mais ágil e econômico para o mercado da aviação. O empresário hoje busca, em um avião, otimizar a relação tempo x dinheiro, e é para isto que estamos aqui”, destaca Wagner Aichner

SERVIÇO:

Dados do Aeródromo Jorge Luiz Stocco

Área total: 700 mil metros quadrados

Dimensões da pista: 1.500 m de comprimento e 23 metros e largura

Tem capacidade para receber aeronaves de até 22 toneladas.

Infraestrutura: capacidade para 124 hangares com 600 metros quadrados cada. Atualmente 37 espaços foram comercializados e 15 estão em pleno funcionamento. Tem oficina de manutenção e posto de gasolina e querosene.

Futuramente haverá transporte de helicóptero do aeródromo para outros pontos em Curitiba e Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE