PUBLICIDADE

Prefeitura de PG quer reduzir ITBI em 50% e criar ‘IPTU Premiado’

Prefeitura enviou dois projetos de lei ao Poder Legislativo tratando do tema

Marcus Freitas ressaltou importância da proposta para os munícipes que não registraram seus imóveis
Marcus Freitas ressaltou importância da proposta para os munícipes que não registraram seus imóveis -

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) enviou um projeto de lei (PL 225/2018) propondo a criação do chamado ‘IPTU Premiado’ e a concessão de 50% de desconto no ITBI (Imposto sobre transmissão de bens e imóveis). A medida visa incrementar a arrecadação do município e “valorizar” os munícipes que estão em dia com o pagamento de impostos, especialmente o IPTU.

Enviada em regime de urgência, a proposta será lida nesta quarta-feira (1º) no plenário da Câmara Municipal (CMPG) e tem no máximo 30 dias para ser votada em duas discussões. Na visão do procurador-geral do município, Marcus Freitas, a proposta visa garantir uma atualização na legislação. “Estamos propiciando ao contribuinte que não regularizou seu imóvel que possa fazê-lo na Prefeitura com 50% de desconto até dia 31 de dezembro deste ano”, diz o procurador sobre a isenção do ITBI.

O desconto de 50% no ITBI está incluso no programa ‘Só é dono quem registrada’, lançado pelo município. O objetivo é conscientizar o munícipe sobre a importância de se registrar o imóvel de forma adequada e não com o chamado ‘contrato de gaveta’. Além disso, a proposta também deverá gerar um reforço no caixa do município com o recolhimento de 50% da alíquota do ITBI parcelada em até duas vezes.

Já o programa ‘IPTU Premiado’, criado após sugestão do vereador Geraldo Stocco (REDE) feita ainda em 2017, prevê o sorteio de prêmios para os contribuintes que pagarem o imposto em dia – a inadimplência em IPTU e Taxa de Lixo é um dos principais obstáculos para o equilíbrio financeiro do município.  A intenção é fazer com que a proposta já esteja em atividade para o próximo ano.

A alteração no Código Tributário Municipal (previsto na lei 6.857/2001) terá que tramitar pelas comissões antes de ser votada em plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE BOM DIA ASTRAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE