Memorial do Basquete de PG faz pesquisa histórica | aRede
PUBLICIDADE

Memorial do Basquete de PG faz pesquisa histórica

No material levantado pelos historiadores constam informações sobre os jogos, placares, jogadores, fotos e detalhes do título dos Jogos Latino Americanos ou Jogos do Centenário, como a imprensa denominou.

No material levantado pelos historiadores constam informações sobre os jogos, placares, jogadores, fotos e detalhes do título dos Jogos Latino Americanos ou Jogos do Centenário, como a imprensa denominou.
No material levantado pelos historiadores constam informações sobre os jogos, placares, jogadores, fotos e detalhes do título dos Jogos Latino Americanos ou Jogos do Centenário, como a imprensa denominou. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Memorial do Basquete de Ponta Grossa desenvolveu uma pesquisa para registrar a história dos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete. O trabalho histórico faz parte de um projeto da Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG) por meio do ex-atleta e pesquisador pontagrossense, André Luiz Villela Costa, em parceria com os historiadores Rodolfo César Pino, de Franca, além de Rubens Cavalcante Junior, de Brasília.

Além disso, o designer Marcel Moro criou um selo comemorativo, que já está estampado nas camisas da seleção brasileira masculina e feminina, que serão usadas em todos os jogos da seleção até o final do ano de 2022.

Os pesquisadores da AMBPG desenvolveram a pesquisa desde a chegada do basquete ao Brasil, passando pelo começo do esporte nos clubes e a convocação da Seleção Brasileira pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1922. Depois no dia 25 de dezembro de 1933, foi criada a Federação Brasileira de Basketball, que, em assembleia aprovada em 1941, passou a se chamar Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

André Luiz Villela Costa destaca que o trabalho foi profundo e necessário para manter viva a história do basquete no Brasil e detalha um pouco da história das seleções de basquete brasileiras.

“O centenário da formação de primeira seleção do basquete brasileiro é muito especial para o Memorial de Ponta Grossa. Em 1922, a seleção brasileira venceu o torneio diante de Argentina e Uruguai, iniciando já com o primeiro título internacional a sua história. O primeiro técnico do Brasil foi Fred Brown, que convocou atletas dos seguintes clubes, Fluminense, América, Associação Cristã de Moços (ACM), Flamengo e Botafogo. As partidas foram disputadas no estádio das Laranjeiras, que foi adaptado para receber jogos de basquete. Poder contribuir para manter a história do basquete no Brasil é uma honra para nós do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa”, afirmou André Villela.

No material levantado pelos historiadores constam informações sobre os jogos, placares, jogadores, fotos e detalhes do título dos Jogos Latino Americanos ou Jogos do Centenário, como a imprensa denominou.

Designer cria selo comemorativo aos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete 

O selo comemorativo aos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete criado pelo designer de Ponta Grossa, Marcel Moro, foi elogiado pelo presidente da CBB, Guy Peixoto, em pronunciamento na página oficial da CBB. “É um ano especial para o basquete brasileiro. Cem anos de Seleção Brasileira é algo gigante, que não estaremos aqui para ver novamente e que não podemos deixar passar em branco. O selo comemorativo ficou lindo e temos um orgulho muito grande de tê-lo em nosso uniforme por todo o restante da temporada de 2022”, afirmou Guy Peixoto.

Segundo André Vilela, o selo comemorativo é uma representação da medalha do centenário confeccionada em alusão a data. Ela estará disponível para venda aos colecionadores e parte dos valores serão destinados à Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa.

O Memorial disponibilizou a pesquisa gratuitamente no site da Associação do Memorial de Basquete de Ponta Grossa e também em vários outros PDF que o Memorial produziu sobre a história do basquete brasileiro.

A medalha comemorativa aos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete foi lançada pela CBB na última quinta-feira (11). 

Link para acessar a pesquisa 

https://memorialdobasquete.com.br/pdf

Site do Memorial de Basquete 

memorialdobasquete.com.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE