Grupos políticos de PG começam a se articular para a campanha
Com nomes dos representares dos partidos definidos para as disputas da Câmara e Prefeitura de Ponta Grossa, as estratégias eleitorais começam a ser traçadas
Publicado: 06/08/2024, 21:02
Passadas as convenções partidárias, os grupos políticos de Ponta Grossa já tem as definições dos nomes dos candidatos e candidatas que disputarão os cargos eletivos nas Eleições de outubro. Dessa forma, as coligações partidárias passam a definir as estratégias de campanha, na busca pelas vagas no Palácio da Ronda e na Casa de Leis ponta-grossense.
A cena política de Ponta Grossa se divide em cinco grupos que buscam a chefia do Executivo. Tais grupos são representados pelas chapas majoritárias formadas pelos seguintes candidatos à Prefeitura e Vice-prefeitura, respectivamente: Aliel Machado (PV) e Liliane Chociai (PSB); Elizabeth Schmidt (União) e Pastor Moisés Faria (MDB); Mabel Canto (PSDB) e Sandra Queiroz (PSDB); Magno Zanelatto (Novo) e Beto Okazaki (Novo); Marcelo Rangel (PSD) e Sebastião Mainardes (PL).
COLIGAÇÕES - Além do PV e do PSB, a coligação partidária que apoiará Aliel Machado e Liliane Chociai ao Executivo terá outros cinco partidos, sendo o PDT, Psol, Rede, PT e PCdoB, o que totaliza sete legendas.
Elizabeth Schmidt, que buscará a reeleição, terá apoio de dois partidos. Além do União Brasil, agremiação que ela própria preside, o MDB, do candidato a vice, Moisés Faria, compõe a chapa majoritária, sem mais partidos coligados.
O ‘Grupo dos Canto’ terá três partidos na coligação que apoiará as candidaturas de Mabel Canto e Sandra Queiroz. Além do PSDB, as outras duas agremiações são Cidadania e Progressistas.
Magno Zanelatto e Beto Okazaki não contam com partidos coligados junto ao Novo. A legenda é a única que disputará as Eleições para a Prefeitura com uma única agremiação.
A maior coligação partidária é a que apoia a candidatura de Marcelo Rangel e Sebastião Mainardes. Além do PSD, de Rangel e do PL, de Mainardes, o grupo contra com outros sete partidos, que são: PODE, Republicanos, PRD, Democracia Cristã, PMB, Avante e Solidariedade.
CAMPANHA - As duas principais datas do calendário eleitoral ligadas as estratégias de campanha são as dos dias 16 e 30 de agosto. Na primeira ocasião, os candidatos e candidatas estarão liberados para iniciar a campanha nas ruas. Contudo, somente no final do mês que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem início.
COBERTURA - As ferramentas que farão parte do esquema de cobertura das Eleições do Grupo aRede estão definidas. Além do acompanhamento diário da agenda dos candidatos e dos principais fatos que marcam a corrida eleitoral, o Portal aRede e o Jornal da Manhã farão sabatina com cada um dos prefeituráveis de Ponta Grossa, entre 19 e 23 de agosto. O grupo também promoverá o último debate entre os candidato, marcado para 3 de outubro, três dias antes da Eleição.