Deputado Aliel repudia fala de Bolsonaro em reunião da ONU | aRede
PUBLICIDADE

Deputado Aliel repudia fala de Bolsonaro em reunião da ONU

A Moção foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado federal Aliel Machado, pela defesa do tratamento precoce sem eficiência comprovada

Imagem ilustrativa da imagem Deputado Aliel repudia fala de Bolsonaro em reunião da ONU
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

 A Moção foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado federal Aliel Machado, pela defesa do tratamento precoce sem eficiência comprovada

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou hoje, 22, uma Moção de Repúdio contra a fala do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, na última terça-feira em Nova Iorque. Na ocasião, o presidente voltou a defender o uso do tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Bolsonaro foi o único líder do G20 que afirma ainda não ter se vacinado. O país já passa de 591 mil vidas perdidas desde o início da pandemia. A Moção foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado federal Aliel Machado (PSB-PR).

De acordo com o parlamentar, é papel da Comissão reagir contra esse tipo de atitude e defender a Ciência e os cientistas. “É muito grave a declaração feita pelo presidente da República, representando o nosso país, fazendo a defesa de um tratamento comprovadamente ineficaz e que não tem comprovação científica. Isso traz um impacto muito grande num momento em que nós temos ainda uma média móvel de mais de quinhentas mortes por dia no país”, destaca Aliel.

Durante seu discurso, Bolsonaro defendeu o tratamento precoce e usou o próprio caso como exemplo. “Eu mesmo fui um desses que fez esse tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países juntamente com grande parte da mídia se colocaram contra o tratamento inicial", disse Bolsonaro.  

Para o deputado, é preciso avançar na vacinação, já que apenas 82 milhões de pessoas, cerca de 38,59% da população, estavam completamente vacinadas com as duas doses ou dose única de vacinas até o dia 21 de setembro, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa.

“O nosso país precisa avançar com a vacinação, pois ainda temos muitos brasileiros ainda sem o ciclo completo de vacinação, que demorou muito pela ineficiência e irresponsabilidade do Governo. Não é possível, num momento em que o mundo clama pelos avanços da ciência e respeito aos protocolos, nós termos um discurso ideológico voltado aos apoiadores e que desacredita a ciência”, disse Aliel.

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), também se manifestou sobre a declaração do presidente e solicitou ao presidente para subscrever o requerimento aprovado. “Eu gostaria de parabenizar o deputado Aliel pela iniciativa dessa moção e pedir para subscrever. Eu considero uma manifestação pertinente, adequada e está à altura dos acontecimentos ontem em Nova Iorque. Foi lamentável, triste e vergonhoso para o nosso país, o presidente da República se comportar como o líder mundial do negacionismo e da ignorância. E esta comissão cumpre seu papel enquanto Comissão de Ciência e Tecnologia”, frisou Pindaré.

A iniciativa também foi apoiada por outros parlamentares da Comissão. A deputada Luiza Erundina (Psol-SP), falou sobre a importância da proposta na CCTCI. “É muito importante essa comissão tomar essa atitude e se manifestar de forma clara e rápida contra essas declarações”, disse Erundina. 

Da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE