Previsão do tempo
   

O Projeto

O Vamos Ler – Geração Digital é um programa que incentiva e orienta a reflexão crítica sobre as mídias digitais nas escola. Foi criado em março de 2008, em Ponta Grossa, no estado do Paraná. É realizado com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, além de instituições públicas e privadas.

O programa busca foco nas mídias digitais, sendo uma iniciativa do portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã. Os conteúdos trabalhados em sala de aula são exclusivamente digitais, onde alunos e professores podem se integrar, em diferentes plataformas (texto, foto e vídeo), exercendo o papel de cidadania perante os conteúdos midiáticos.

Nossa Missão

Através da leitura orientada de notícias, conteúdo disponíveis no portal aRede e ações que visam à formação de professores para o uso de mídias digitais na educação, estimular o protagonismo dos estudantes, a criação e a colaboração nos ambientes educativos, contribuindo para a formação do senso crítico e para o exercício da cidadania.

Etapas

O Vamos Ler – Geração Digital integrará o ano letivo de 2017 nas escolas municipais de Ponta Grossa e região, atendendo especificamente os 5º anos do ensino fundamental. O início do programa se dá em fevereiro na elaboração de sua estrutura, escolha das escolas e reuniões com Secretarias Municipais de Educação.

Após a definição das escolas que participarão do projeto, começa a capacitação dos professores da rede de ensino para o trabalho dentro das salas de aula.

Calendário de etapas:

FEVEREIRO

Pré-projeto: aqui serão definidas as diretrizes que guiarão o programa em 2017. Entre elas estão a forma de abordagem das mídias digitais dentro da sala de aula e quais atividades serão desenvolvidas pelos professores junto com seus alunos.

Definição de escolas: junto as Secretarias Municipais de Educação será realizada a delimitação do número de instituições de ensino que participarão do programa em 2017.

MARÇO

Capacitação dos professores: oficina realizada juntos aos professores para apresentar as metas do programa e os dispositivos digitais a serem utilizados, apresentação das atividades e capacitação para a utilização da plataforma de abastecimento do blog escolar, além de sanar dúvidas e apontar sugestões.

Vamos Ler no 1º semestre: as escolas, divididas proporcionalmente, irão começar a trabalhar com seus conteúdos durante os quatro meses de calendário letivo, desenvolvendo atividades e trabalhando com as mídias digitais. Esta etapa vai até o final de junho.

AGOSTO

Vamos Ler no 2º semestre: assim como no semestre anterior, as escolas escolhidas restantes trabalharam durante três meses e meio com as atividades desenvolvidas pelo programa, da mesma forma que as instituições de ensino dos primeiros seis meses. Esta etapa se encerra na metade de novembro.

NOVEMBRO

Avaliação e premiação do concurso de blogs escolares: a partir da segunda quinzena de novembro de 2017, uma comissão avaliadora irá avaliar, de acordo com os critérios que podem ser vistos aqui, os melhores blogs escolares produzidos durante o programa em 2017.

PRÊMIOS RECEBIDOS

Em 2011, o “Vamos Ler” ganhou “Menção Especial” na categoria “Conectando com o Celular”, no Prêmio Jovens Leitores 2011, promovido pela WAN-IFRA. A categoria foi inédita e não teve outras colocações.

Em 2011, com a orientação do “Vamos Ler”, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa-PR venceram o Concurso Nacional de Jornais Escolares 2011, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O jornal vencedor foi o “Quarto Poder”.

Em 2010, com a orientação do “Vamos Ler”, a turma do 5º ano da EMEF Fulton Vitel Borges de Macedo (Ponta Grossa-PR) e a professora Lourdes Stafin dos Santos, conquistaram o primeiro “Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa”, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). O nome do jornal vencedor é “Voz da Liberdade”.

Organizadores

Direção

Eloir Rodrigues: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre em Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e do Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e co-autor do livro "Como Utilizar a Imprensa nas Escolas", da Coleção Media XXI (Portugal); diretor superintendente do portal aRede e do Jornal da Manhã.

Coordenação

Dhiego Tchmolo: Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Dhiego trabalha com comunicação desde 2013. Com experiência em marketing, conteúdo digital e jornalismo impresso, chegou à coordenação do Vamos Ler em 2017.

Expediente

Você pode entrar em contato conosco através:

Telefone: (42) 3220 6262

E-mail: vamosler@arede.info

PARCEIROS 2016
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização