Sobre o 'Geração Digital' 2017

O ‘Vamos Ler – Geração Digital’ é uma iniciativa do portal aRede, canal digital de conteúdo jornalístico voltado para as notícias de Ponta Grossa e região. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino sobre noções de cidadania e de reflexão sobre os métodos jornalísticos e a produção da notícia.

Através de conteúdos produzidos pelos próprios alunos, como notícias, fotografias e vídeos sobre temas atuais e de relevância para a comunidade, a rede escolar pode integrar debates, buscar soluções para os problemas encontrados e, principalmente, desenvolver senso crítico sobre como a notícia é vinculada.

Com o ‘Vamos Ler – Geração Digital’ os alunos ficam mais próximos de entender como é realizada a criação de conteúdo para abastecer canais digitais com conteúdo jornalístico. Com as inovações e adventos tecnológicos que surgiram, especialmente, na última década, os processos de informação passaram a ter outra dinâmica. Os modelos convencionais de transmitir as notícias passaram de meios de comunicação tradicional, como rádio, TV e jornal impresso, para a agilidade e alcance da informação digital.

Assim, o projeto se norteia a partir de dois fundamentos: a construção do aluno como cidadão crítico e o processo jornalístico digital. Juntando-os, temos a capacidade de mostrar aos jovens qual o papel que eles desenvolvem e desenvolverão dentro da sociedade quando ingressarem no mercado de trabalho e em cursos superiores, através de pesquisas e estágios, mas sem deixar de lado a importância de conhecer os métodos de produção do jornalismo que, entre as principais características, estão o relato verídico dos fatos, a amplitude das fontes e a construção textual estruturalmente informativa.

Por que o conteúdo digital? Muitos projetos buscam inserir o jornal, a produção televisiva ou radiofônica nos bancos escolares. Contudo, estamos passando por uma revolução tecnológica que demanda atenção. As novas gerações, desde o começo do século, já nasceram digitalizadas e integradas as novas ferramentas de comunicação: informação rápida, redes sociais e uso das plataformas audiovisuais de aparelhos portáteis como os smartphones.

Assim, buscamos despertar o senso crítico dos alunos do 5º ano da rede municipal através de temas de relevância para a comunidade: meio ambiente, educação, cidadania, trânsito, entre as mais diversas opções disponíveis a serem debatidas pelos próprios alunos.

O objetivo é que eles, no auge da sua curiosidade e energia para buscar novas alternativas de conhecimento, proponham os temas a partir de sua vivência. Vale destacar o papel dos professores que conduzirão o projeto através de oficinas, de produção midiática e de avaliação de conteúdos junto com a coordenação do ‘Vamos Ler – Geração Digital’. Com material próprio e específico para o trabalho junto aos alunos em sala de aula, os docentes ampliarão o leque de discussões sobre os temas supracitados e de relevância ímpar para a construção de novos cidadãos críticos. Tudo junto a produção jornalística de conteúdo digital.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO: despertar o senso crítico e a cidadania nos alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Ponta Grossa através da produção jornalística em meios digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO:

  • Trazer noções de jornalismo aos alunos;
  • Criar um blog com conteúdo produzido pelos estudantes que integrem todo o meio escolar em que estão inseridos;
  • Conhecimento sobre o processo de produção da notícia através de noções como amplitude das fontes, estruturação de um texto, imagem e/ou vídeo nos moldes da reportagem, alcance orgânico do conteúdo produzido;
  • Integração entre alunos, professores e comunidade;
  • Capacitação para a produção de conteúdo do blog posterior ao encerramento do projeto na escola.

Blogs Escolares

Delimitado as funções que o projeto busca trazer para as escolas, chegamos a questão da produção e divulgação dos trabalho. Para isso serão utilizados blogs na plataforma Blogger, do Google.

A função dos blogs escolares será de postar a produção de conteúdo, de textos, áudios e vídeos feitos pelos alunos do 5º ano da rede municipal. Com o principal objetivo de transformar o blog em um canal de informação das escolas que estarão alinhadas ao ‘Vamos Ler – Geração Digital’.

Eu Repórter

Para que seja possível a alimentação de conteúdo nos blogs, o ‘Vamos Ler – Geração Digital’ propõe aos professores e alunos a experiência do ‘Eu, Repórter’. O objetivo é que os próprios alunos se tornem criadores de conteúdo e possam ter a experiência de como funcionam as práticas jornalísticas.

Cada aluno desenvolverá as atividades de produção de conteúdos – sejam escritos, visuais ou audiovisuais – junto com os professores integrados no projeto. Com o Eu Repórter, os alunos podem ver, divulgar e trocar experiências através dos blogs, mostrando o que produziram para seus colegas, professores, escolas e, o objetivo principal, a sociedade.

PARCEIROS 2016
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização