Projeto sustentável tem prosseguimento em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Projeto sustentável tem prosseguimento em Tibagi

Turma do 4º ano da Escola Professor Aroldo realizou um passeio ao Parque Histórico de Carambeí e conscientizou sobre a importância do descarte correto do óleo usado. Confira.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma do 4º ano da Escola Professor Aroldo realizou um passeio ao Parque Histórico de Carambeí e conscientizou sobre a importância do descarte correto do óleo usado. Confira.

O projeto Sescoop é uma parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Tibagi junto a Frísia. O objetivo do trabalho é abordar questões ambientais e de reciclagem. Quem participa ativamente do projeto é o quarto ano da Escola Municipal Professor Aroldo, da professora Elizana Gomes Brudnoski.

“Depois da iniciativa da entrega das sacolas de ráfia, para a Coleta Seletiva, nos deparamos com o descarte inadequado dos restos de óleo de cozinha, em que era feito no solo e no esgoto, trazendo prejuízo irreversível ao meio ambiente e a nossa saúde”, comenta a professora sobre a nova etapa do projeto.

A docente explica que o momento é de grande preocupação com o meio ambiente, principalmente pelas ações nocivas que vem aumentando. “Diante dessa realidade a educação não poderá ficar de fora, sem participar ativamente, descobrindo possíveis alternativas para a solução em partes desse problema. Como formandos de cidadãos, faz-se necessário uma intervenção qualitativa na questão de desenvolvimento sustentável”, explica Elizana.

Na sequência, a professora aponta que a diminuição de lixo nas ruas, principalmente de moradias próximas ao rio, visa impedir que o abastecimento de uma água de qualidade seja prejudicada. Outro ponto é a questão do óleo de cozinha usado: o que fazer com esse elemento que geralmente é descartado de maneira incorreta.

“A melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, para fazer a pasta de óleo, com a mobilização coletiva da comunidade, dos professores e alunos efetivos nesse trabalho. Realizamos uma visita a Acamarti, Associação de Recicladores, e no comércio, lanchonetes e restaurantes, pontos de maior descarte de óleo. Tivemos a oportunidade de participar Concurso de Dingo promovido pela Sema, para tocar no caminhão de lixo, na hora da coleta seletiva”, comenta Elizana.

Com a coleta dos resíduos de óleo, foi feita a pasta Cooperbilho (nome batizado durante o projeto) utilizada para a limpeza de alumínio, como panelas, coifas e maquinas cooperativas. A apresentação da ação foi realizada em uma feira no município de Carambeí com outros projetos, que contou com um passeio ao Parque Histórico. “Para algumas pessoas foi necessário explicar o quanto era errado descartar o óleo nos ralos e no solo, os quais, levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera”, diz a docente.

“A expectativa atingida foi no entendimento de ajudar o meio ambiente e a economia em produtos de limpeza, que cada dona de casa poderia ter. A nossa participação no Programa Cooperjovem foi importantíssima, para redirecionarmos o olhar, a forma errônea do descarte do óleo, que através de uma ação simples, conseguimos um meio ambiente limpo e sustentável”, complementa Elizana.

Para fechar, a professora dá suas impressões sobre o trabalho realizado junto ao projeto. “Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar”, conclui a professora.

No blog escolar da Escola Professor Aroldo você confere o relato completo da professora e a galeria de fotos. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE