Bullying tem ampla repercussão em turma de Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Bullying tem ampla repercussão em turma de Carambeí

Inúmeras atividades no 5º ano da Escola Rural Santa Cruz possibilitaram reflexão e estudo sobre importante temática.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inúmeras atividades no 5º ano da Escola Rural Santa Cruz possibilitaram reflexão e estudo sobre importante temática.

O 5º ano da Escola Rural Santa Cruz em Carambeí, através da coordenação da professora Joseli Rodrigues de Paula, abordou a temática ‘bullying’ em sala de aula. O objetivo foi trazer as vivências dos alunos, com metodologias diversificadas e contribuição das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

“De início a turma foi desafiada a pesquisar o tema na esfera familiar, trazendo conceitos e vivência do assunto. Sequencialmente fizemos a dinâmica do ‘círculo restaurativo’, momento em que se trabalhou a escuta ativa de episódios de bullying sofridos ou praticados pelos educandos”, conta Joseli.

Através das aulas do PROERD ministradas pela policial Luana, em que foram explicados os tipos de bullying e as consequências da prática para a vida adulta – como crimes e suicídio – pode-se ampliar o conhecimento sobre o tema. Pesquisas, estudos de caso, interpretações e produções de texto e artísticas complementaram a atividade.

“O objetivo da proposta era fazer com que cada um reconhecesse e refletisse sobre as práticas de bullying na vivência diária. E, frente a todo o processo de abordagem do assunto, foi possível perceber os alunos redimensionando suas atitudes e cobrando a todos a desenvolver a empatia”, elenca a professora.

Joseli vai além sobre a importância do tema. “Dentro todos os aspectos de transformação das atitudes, destacou-se o caso de um aluno que sofreu muito bullying social pelos colegas de escola e tinha dificuldade de socialização, sendo que hoje não tem mais: brinca e se diverte unido com todos e, ainda, conseguiu relatar seu sofrimento anterior”, destaca a docente.

“O trabalho foi extremamente significativo, visto a real internalização do assunto e mudanças provocadas no ambiente de convívio. As condições de tratamento e respeito melhoraram muito. A idealização de uma vida voltada para o próximo e prática de empatia faz parte dos ideais da turma”, complementa Joseli.

Para encerrar, a professora elenca que um ponto chamou sua atenção: no círculo restaurativo um dos alunos apontou que todos praticavam bullying – incluindo a docente – através da comparação e rotulação dos mais fracos. “Foi uma janela para reflexão-ação do meu trabalho. Hoje, redobrou a atenção com o tratamento aos meus alunos e procuro ajudar e cobrar sem distinção ou mágoa”, conclui a professora.

Confira os materiais completos – fotos e vídeos – no blog escolar da Escola Rural Santa Cruz. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE