Quinto ano em Jaguariaíva organiza própria eleição | aRede
PUBLICIDADE

Quinto ano em Jaguariaíva organiza própria eleição

Sete candidatos puderam concorrer em pleito fictício da Escola José Pedro Cleto. Estudo sobre eleições e exemplares do Jornal da Manhã fizeram parte da atividade. Confira.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sete candidatos puderam concorrer em pleito fictício da Escola José Pedro Cleto. Estudo sobre eleições e exemplares do Jornal da Manhã fizeram parte da atividade. Confira.

As eleições 2018 seguem despertando o imaginário dos estudantes do Ensino Fundamental parceiros do Vamos Ler – Geração Digital. Dessa vez foi a turma do 5º ano da Escola Municipal José Pedro Cleto em Jaguariaíva, sob coordenação da professora Luciana Freitas, desenvolver uma atividade voltado ao pleito deste ano.

Com auxílio de exemplares do Jornal da Manhã, houve a divisão da turma em grupos. “Entreguei o jornal para cada grupo e pedi que observassem as notícias. Passei para eles que o tema a ser trabalhado seria: eleições/candidatos. Antes de mostrar o que iríamos trabalhar, perguntei a eles o que entendiam sobre eleição e tudo o que foi falado registrei num cartaz”, conta a docente.

Após o registro feito pela professora, houve a sequência de atividades. “Mostrei para eles a charge onde aparecia uma arma e uma cela com pés, e pedi que me falassem o que entendiam ao ver aquela imagem. Registrei, também, no cartaz. Lancei perguntas sobre a charge para interpretação”, aponta Luciana.

Através das atividades anteriormente propostas, a turma pode colocar em prática a sua própria votação. “Como sei que a criança expressa o que ouve, fiz uma eleição para ver qual candidato venceria. Registrei os votos num gráfico. Para que vivessem uma eleição, deixei livre para se candidatarem. Tivemos sete candidatos a concorrer pela presidência”, complementa a docente.

Na sequência houve a gravação de um vídeo dos candidatos, que puderam apresentar sua campanha nas outras turmas para pedir o voto. “Organizamos a votação na escola para escolher o candidato da escola municipal mais votado. Foi uma experiência genial. Todos participaram com muita alegria”, conclui a professora.

Continue acompanhando o Vamos Ler – Geração Digital para saber quem foi o vencedor do pleito realizado no 5º ano da Escola José Pedro Cleto – assim como o candidato preferido na disputa das eleições nacionais. Confira a produção completa no blog escolar. Clique aqui (vídeos) e aqui (fotos).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE