Visita a aterro sanitário traz reflexão em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Visita a aterro sanitário traz reflexão em Tibagi

Turma do 3º ano da Escola Telêmaco Borba realizou trabalhos sobre destinação de resíduos e coleta seletiva. Atividades em sala e visita ajudaram a entender importância do tema.

VÍDEO
| Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma do 3º ano da Escola Telêmaco Borba realizou trabalhos sobre destinação de resíduos e coleta seletiva. Atividades em sala e visita ajudaram a entender importância do tema.

Buscando incentivar os estudantes sobre a importância da destinação de resíduos e a coleta seletiva, a professora Sheila Noélia Costa Carneiro de Paula, do 3º ano da Escola Municipal Telêmaco Borba em Tibagi, desenvolveu uma série de atividades. Além de conteúdos em sala, uma visita ao aterro do município contribuiu para fixar o conhecimento do tema.

“No mês de agosto e setembro, o conteúdo da disciplina Ciências da Natureza é destinação dos resíduos e coleta seletiva. Assim, desenvolvi tal assunto em três aulas onde os temas trabalhados foram: lixo, produção de resíduos, coleta e destino de resíduos, coleta seletiva, a regra dos três ‘Rs’, tipos de resíduo e tempo de decomposição de alguns materiais na natureza”, aponta a docente.

Na sequência, Sheila explica que o conhecimento pode ser realizado com recurso da leitura, atividades, imagens durante uma aula expositiva que contou com a projeção na lousa digital, além de debates e reflexões. Assim, com o tema proposto bem fixado pelos alunos, foi a vez da professora solicitar uma visita ao aterro sanitário municipal, buscando mostrar na prática para onde vai o lixo produzido em casa.

“A visita foi bem-sucedida, pois as crianças passaram por todas as etapas da seleção dos resíduos. Viram os destinos dado a cada material coletado e, por fim, entenderam a importância de fazer a coleta seletiva dos nossos resíduos domésticos para facilitar a vida dos associados daquela cooperativa – onde, estas famílias, retiram o sustento”, complementa Sheila.

Entre os principais destaques, a professora explica que foi possível que alguns estudantes vissem membros das suas próprias famílias trabalhando no local. “Retornado para a escola trouxe a questão da visita para ser debatida entre todos e pedi que cada aluno se colocasse no lugar das pessoas que trabalham neste ambiente hostil e perguntei se lá era um ambiente agradável de se passar o dia”, aponta a docente.

“Assim fiz mais uma reflexão sobre a importância de cada um de nós selecionarmos o lixo em nossas casas para facilitar os trabalhos daquele cooperados”, conclui Sheila. No blog escolar da Escola Telêmaco Borba você confere todos os vídeos completos desta produção e outros destaques. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE