Peças de LEGO contribuem em estudo sobre insetos | aRede
PUBLICIDADE

Peças de LEGO contribuem em estudo sobre insetos

Segundo ano da Escola Evangélica de Carambeí pôde entender noções sobre força elástica e estrutura de salto dos gafanhotos em aula junto a Educação Tecnológica. Confira no vídeo.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo ano da Escola Evangélica de Carambeí pôde entender noções sobre força elástica e estrutura de salto dos gafanhotos em aula junto a Educação Tecnológica. Confira no vídeo.

A Educação Tecnológica da Escola Evangélica de Carambeí busca desenvolver, de maneiras dinâmicas e alternativas, o conhecimento dos alunos acerca dos temas propostos. A professora Jessica Rodrigues de Oliveira, que ministra a disciplina, em uma aula com o 2º ano, buscou utilizar de peças do kit Lego em um trabalho sobre os insetos.

Conforme explica a docente, a atividade surgiu pela curiosidade dos alunos em relação a esta classe. No primeiro momento foram apresentados informações e características dos insetos para, em seguida, construir um gafanhoto com as peças do kit LEGO. Assim, da teoria à prática, foi possível extrair resultados contundentes junto aos educandos.

“No início da aula foi realizada uma leitura dialogada sobre algumas características que os insetos apresentam como: três pares de patas, um par de antenas e corpo segmentado em cabeça, tórax e abdômen”, destaca Jessica. O estudo continuou com os insetos saltadores, tema da aula, que podem saltar até 200 vezes o comprimento do corpo, conforme explica a docente.

A atividade com LEGOS, então, teve início. “Depois de realizaram a montagem, as equipes exploraram e investigaram a construção e suas peças, descobrindo que a principal peça do mecanismo é a correia, pois tem o papel de aplicar força elásticas nas vigas, fazendo com que estas voltem à posição anterior, provocando o salto, no gafanhoto construído”, conta Jessica.

O trabalho contribuiu na associação entre a correia elástica e os músculos das pernas do gafanhoto, possibilitando o seu salto através do impulso. “A montagem propiciou às crianças aprender sobre insetos e ter noções de força elástica, de forma lúdica e divertida”, complementa a professora.

Por fim, os estudantes Gustavo Vriesman, Nathan Pilat e Gabriel Machado de Oliveira gravaram um vídeo (veja no player acima) mostrando como funciona o inseto montado, além das peças e como reconhecer um inseto através das suas características, conforme comenta Jessica. No blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí você confere essa e outras atividades das turmas da instituição. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE