Independência desperta patriotismo em turma de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Independência desperta patriotismo em turma de Jaguariaíva

Atividades – dentro e fora de sala de aula – trouxeram a importância do civismo e amor à pátria no 5ºB da Escola Prefeito Aristides Soares.

Imagem ilustrativa da imagem Independência desperta patriotismo em turma de Jaguariaíva
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividades – dentro e fora de sala de aula – trouxeram a importância do civismo e amor à pátria no 5ºB da Escola Prefeito Aristides Soares.

O Sete de Setembro, Dia da Independência, é uma data muito importante no calendário cívico brasileiro. No Vamos Ler – Geração Digital não é diferente: inúmeras instituições de ensino relatam as atividades desenvolvidas acerca da data. Entre elas está a turma do 5ºB da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares em Jaguariaíva.

Sob coordenação da professora Neide Amara Silva dos Santos os estudantes puderam desenvolver inúmeras atividades. “Visando a importância da data comemorativa 7 de setembro para o nosso país e para aguçar nos alunos mais novos a fagulha de patriotismo se faz essencial, nos dias de hoje, construir uma base sólida de deveres de cidadão”, comenta a docente.

Além do que fora citado por Neide, uma pátria saudável parte desses pressupostos. “Mais que isso, esse momento em que se desperta o patriotismo, e o amor à pátria reforça o valor da nação que vai além de território e população, enxerga-se as raízes da história, um resgate a herança cultural e política; o amor a um país. O orgulho de ser brasileiro”, aponta a professora.

Com todas as características elencadas por Neide, o início da Semana da Pátria se daria no dia 3 de setembro com a ‘corrida do fogo simbólico’, mas que foi cancelada devido ao período chuvoso. Mesmo assim as festividades na praça Getúlio Vargas, comuns à data no município, aconteceram de forma normal.

“Em sala de aula foi trabalhado sobre o histórico da corrida do fogo simbólico e sua interpretação, depois através de leitura e escrita de poema sobre a pátria, cada aluno realizou a leitura de uma estrofe do poema. Onde foi feita então a representação através de desenho”, comenta Neide sobre o desenvolvimento junto à turma.

O trabalho se sucedeu: tampinhas de garrafa pet foram coladas em um cartaz para representar a bandeira do Brasil (veja na galeria acima). “Através do poema ‘Pátria é’, foi feita a ilustração de cada verso do mesmo, em que os grupos de alunos pegaram versos para ilustrar, preenchendo então cartazes com seus desenhos. Depois, foram montados grupos onde a proposta era a elaboração de poemas sobre a pátria”, completa a docente.

“Foram atividades de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos, que puderam brincar e se divertir muito com o trabalho construído em sala de aula, onde o único objetivo era de resgatar o espírito patriota dos alunos. A aceitação e dedicação aplicada ao projeto mostra, de forma quase, unânime que o objetivo foi atingido com sucesso, contribuindo de forma excepcional para a formação de bons cidadãos”, conclui Neide.

Confira o relato completo da professora e outras atividades no blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE