Turma questiona destinação de impressos usados em sala | aRede
PUBLICIDADE

Turma questiona destinação de impressos usados em sala

Questionamento foi levantado pelos estudantes do 5ºF da Escola Júlio de Mesquita Filho. Reutilização e preocupação ambiental foram destaques em aula.

Imagem ilustrativa da imagem Turma questiona destinação de impressos usados em sala
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Questionamento foi levantado pelos estudantes do 5ºF da Escola Júlio de Mesquita Filho. Reutilização e preocupação ambiental foram destaques em aula.

Qual é o destino dos jornais impressos utilizados na rede de ensino do município de Jaguariaíva? Esse foi o questionamento dos estudantes do 5ºF da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho. A dúvida levantada pelos estudantes foi explanada pela professora da turma, Janaina Sabião após um trabalho com exemplares do impresso.

“Após a leitura do Jornal da Manhã em uma manchete que mostrava uma foto do aterro de Ponta Grossa, (os alunos) questionaram sobre o destino dos exemplares já recebidos pelo projeto Vamos Ler. Assim decidiram, sob orientação da professora Janaina a fazer a decoupage de caixas de papelão que guardam materiais pedagógicas da sala”, explica a docente.

Seguindo os relatos, Janaina aponta que os alunos ficaram impressionados com a foto do aterro presente no Jornal da Manhã. “Os alunos me questionaram se os exemplares iriam para o lixo e, posteriormente, iriam para o aterro do município e se perguntaram o que poderiam fazer para não os jogar no lixo”, comenta a professora.

“Uma das soluções levantadas foi fazer artesanato com os jornais. Mas, como não teríamos tempo hábil para reutilizar todos os exemplares até o final do projeto, ficou decidido fazer a decoupage de uma caixa que guardava os materiais. Ao final do projeto, os exemplares seriam entregues a uma pessoa que reciclaria o jornal”, conta Janaina.

A professora ainda elenca que achou interessante a abordagem dos alunos e consequente preocupação da preservação do meio ambiente. “A proposta de encapar as caixas com papel rasgado e cola garantiu o envolvimento de todos os alunos que adoraram realizar a atividade, deixando as caixas belíssimas e ainda contribuíram para minimizar a degradação ambiental”, aponta a docente.

“A preocupação com o meio ambiente denota a criticidade dos nossos alunos que buscaram alternativas para reciclar os jornais. Essa é uma atitude que buscamos desenvolver nas crianças, fico engrandecida de que eles tenham tido esse olhar sobre o projeto” conclui a professora sobre as atividades – e questionamentos – em sala.

Confira o relato completo de Janaína e outras produções no blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE