Estudos do idioma redundam em salada de frutas em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Estudos do idioma redundam em salada de frutas em Tibagi

Turmas dos terceiros anos A e B da Escola Rural São Bento puderam compor inúmeras atividades e elaborar deliciosa sobremesa.

Imagem ilustrativa da imagem Estudos do idioma redundam em salada de frutas em Tibagi
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turmas dos terceiros anos A e B da Escola Rural São Bento puderam compor inúmeras atividades e elaborar deliciosa sobremesa.

Um trabalho dinâmico e completo envolveu uma diversidade de atividades junto aos terceiros anos A e B da Escola Municipal Rural São Bento em Tibagi. Inicialmente com a proposta de estudar noções de Língua Portuguesa, o trabalho contou com música, estudos variados e que terminaram numa salada de frutas feita pelos próprios estudantes.

“De início íamos apenas desenvolver atividades que ajudassem os alunos a escrever palavras com a letra R brando, como por exemplo em barata, amarelo, etc. Conversamos sobre os usos da letra R em várias palavras, fizemos ditado, atividades e texto”, destaca a docente Juliana Kremer, que acompanhou as turmas durante as produções e estudos.

A primeira atividade contou com exercícios da página 93 do livro Letramento Divertido, que trazia linhas para completar a frase. “Apesar de parecer uma atividade simples e fácil, durante sua realização, percebi um pouco de dificuldade das crianças em resolve-la, pois não sabiam os nomes das arvores que forneciam cada tipo de fruta”, comenta a professora.

Para ajudar na compreensão, Juliana trouxe a música ‘Pomar’ do grupo ‘Palavra Cantada’ (clique aqui para conferir). “Copiamos a letra, assistimos ao vídeo da música e aprendemos a canta-la. O professor de música aprendeu toca-la e as crianças aprenderam a canta-la acompanhadas pelo teclado. Já conseguimos aí, trabalhar com o gênero textual: música. Também aprendemos sobre ritmo, rimas, estrofes e versos”, explica a docente.

Trabalho com frutas

Juliana comenta que, após a música, outra dúvida surgiu, o que direcionou as atividades para um novo caminho – e, assim, os estudantes puderam extrair mais ainda da temática que iniciou com a Língua Portuguesa. “Depois de trabalhar com a letra da música em seus cadernos, as crianças perguntaram sobre as frutas que aparecem na letra e não são tão conhecidas”, aponta a professora.

“Em cada sala de aula de nosso município, disponibilizamos de notebook, multimídia e internet. Então pesquisamos cada uma das frutas para que todos pudessem conhece-las através de fotos. Durante essa pesquisa as crianças contavam sobre as frutas que tinham em suas casas. E a partir desses relatos, decidimos que cada um traria de sua casa, as frutas que tivessem”, explana Juliana, sobre o começo da nova atividade.

Assim, com os estudantes levando banana, maça, laranja, laranja lima, mexerica, abacate, abacaxi, mamão e poncã, o trabalho ficou ainda mais saboroso. “Escolhemos cinco alunos para que lavassem bem as mãos, colocassem touca e cortassem as frutas que já haviam sido pré lavadas. Assim fizemos uma deliciosa salada de frutas de manhã com o terceiro ano A e a tarde com o terceiro ano B”, comenta a professora.

Segundo Juliana, apesar da diferença, ambas ficaram muito saborosas. “Foi muito gratificante este projeto que surgiu de uma necessidade da turma em aprender um conteúdo do 3 ano, mas que no fim, gerou um conhecimento ainda maior. Até eu aprendi um pouco sobre tom, pois a música possui tons que trocam e com a ajuda do professor pude aprende-la e cantar com os alunos”, conclui a docente.

Para conferir a produção completa e outras atividades da Escola São Bento acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE