Brinquedos e brincadeiras envolvem alunos em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Brinquedos e brincadeiras envolvem alunos em Carambeí

Atividade desenvolvida no Infantil V da Escola Rural Limpo Grande pôde trazer dinamismo e vários conceitos aos educandos.

Imagem ilustrativa da imagem Brinquedos e brincadeiras envolvem alunos em Carambeí
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade desenvolvida no Infantil V da Escola Rural Limpo Grande pôde trazer dinamismo e vários conceitos aos educandos.

Com cada vez mais aparatos tecnológicos, criar relações humanas através de brinquedos e brincadeiras é um desafio para os educadores. Pensando nisso que a professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz, da Escola Municipal Rural de Limpo Grande, em Carambeí, desenvolveu uma sequência didática com estes recursos junto ao Infantil V da instituição de ensino.

“Desenvolvi este trabalho com minha turma na busca de proporcionar às crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra”, destaca a docente, elencando que jogos e brincadeira ainda contribuem na motricidade, conceitos matemáticos, socialização, desenvolvimento de raciocínio, linguagem e atenção.

Segundo explica Cristina, o objetivo foi de, com tantas opões que a tecnologia dispõe que trazem recreações e passatempos que não envolvem diretamente a interação entre crianças, aumentar o conhecimento dos pequeninos em relação as brincadeiras infantis. “Proporcionar situação de socialização com jogos que trabalhassem regras em grupo, construção de brinquedos com sucatas”, explica a docente, elencando outras formas utilizadas junto aos alunos.

Segundo aponta a professora, os conteúdos abordados envolveram conteúdos como movimentos corporais, ritmos, lateralidade e coordenação motora, noções de natureza e sociedade como tradições culturais, linguagem coloquial, relacionamento com família e comunidade; expressões artísticas através de desenhos, colagens, pinturas, música, ritmos, danças.

“(Utilizei da) linguagem oral e escrita: uso da linguagem oral para conversar e brincar, observação e manuseio de livros e revistas, valorização da leitura e escrita como prazer e registro; e, matemática: contagem, relação um a um, tabelas, gráficos, quantidade, numerais/símbolos”, diz Cristina sobre a amplitude de conhecimentos que foram realizados junto à turma.

“Iniciei envolvendo a família com uma pesquisa sobre os brinquedos e as brincadeiras da infância deles (pais, avós, tios/responsáveis); sugerindo às famílias a construção de um brinquedo junto com os filhos ensinando-os as brincadeiras de sua infância”, complementa a docente, que ainda aponta que houve a leitura de livros sobre brincadeiras e brinquedos.

“Exploramos obras de arte que retratavam brincadeiras, estimulei as crianças a brincarem juntas na hora do recreio – roda, pular corda, amarelinha e brincadeiras que aprenderam com seus pais. Construímos gráficos e tabelas sobre os brinquedos e brincadeiras preferidos”, conclui a professora. No blog escolar da Escola Rural Limpo Grande você acesse ao relatório completo e outras fotos. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE