Concretismo é base de trabalho artístico em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Concretismo é base de trabalho artístico em Carambeí

Projeto ‘Minha Caixa Preta’ foi desenvolvido no 9º ano da Escola Evangélica.

Imagem ilustrativa da imagem Concretismo é base de trabalho artístico em Carambeí
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto ‘Minha Caixa Preta’ foi desenvolvido no 9º ano da Escola Evangélica.

A arte é uma das formas de aprendizado e expressão mais valorosas a serem compreendidos em sala de aula. Foi com esse conceito que a professora Melissa Pedroso da Silva, que ministra música, arte e história na Escola Evangélica de Carambeí, pôde desenvolver o projeto ‘Minha Caixa Preta’ junto aos estudantes do 9º ano da instituição de ensino.

“Aprender arte é aprender a ressignificar conceitos, é utilizar a arte como expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas”, destaca a professora.

O projeto Minha Caixa Preta teve como base o Concretismo, que redunde a arte desenvolvida na Europa no século XX e que chegou até nosso país. O nome da atividade se refere à obra dos artistas Julio Plaza, espanhol, e Augusto de Campos, brasileiro – misturando escultura e livro com apresentações de códigos visuais e escritos, de acordo com Melissa.

“Tendo como base a obra dos artistas supracitados, os alunos do 9º ano selecionaram palavras que os identificassem e reproduziram em caixas pretas, uma vez que na construção da poesia concreta as imagens são construídas sem abrir mão da palavra escrita”, conta a professora, que ainda explana sobre os elementos que estruturam a poesia – estrofes e rimas.

“Nesse sentido, nas aulas de Arte, foi trabalhado elementos visuais próprios da Arte concreta e posteriormente transformados em palavras apresentando uma estética atual e significativa para os alunos, já que os elementos visuais e as palavras foram inseridos na composição partindo do cotidiano e da vivência dos mesmos”, completa Melissa.

Para encerrar os trabalhos, os estudantes puderam construir poesias concretas com palavras selecionadas, disponibilizando suas criações, através de exposições para a comunidade escolar. “Nesse projeto, além das questões relativas à Arte como um todo, é destacado a construção do autoconhecimento, da individualidade e da valorização do ser humano inserido em sociedade. É a arte colaborando com a humanização dos sentidos, função primordial da Arte”, finaliza a professora.

Acompanhe todas as produções do Ensino Fundamental II no blog escolar da Escola Evangélica. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE