Jornal falado apresenta conceitos comunicacionais à turma | aRede
PUBLICIDADE

Jornal falado apresenta conceitos comunicacionais à turma

Atividade foi realizada pelo 5ºD da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva e reproduziu noticiário televisivo através de notícias do Jornal da Manhã.

Imagem ilustrativa da imagem Jornal falado apresenta conceitos comunicacionais à turma
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade foi realizada pelo 5ºD da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva e reproduziu noticiário televisivo através de notícias do Jornal da Manhã.

O aprendizado sobre os meios de comunicação é uma das principais formas de apresentar como as notícias são vinculadas. E trabalhar isto na prática motiva os alunos e ajuda a fixar conceitos. Este foi a proposta da professora Antonia Dalci Speranza, do 5ºD da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva: a elaboração de um jornal falado.

“Utilizei os exemplares das edições do Jornal da Manhã para estimular a leitura e a expressão oral dos alunos a partir de atividades como o Jornal Falado. Com o objetivo de incentivar os alunos na prática de leitura, dividi a turma em grupos, distribui os jornais e pedi que selecionassem uma notícia de seu agrado”, destacou a docente sobre o início das atividades.

Na sequência, os grupos puderam escolher, cada uma, uma notícia para apresentar nos moldes de um noticiário televisivo, “destacando a ideia central da notícia, onde aconteceu, como e quando”, conforme explica a Antonia. “Durante a exposição de cada grupo, os alunos utilizaram de sua criatividade, dramatizando a notícia, colocando sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo”, complementa a professora.

“Houve relação no trabalho cooperativo entre eles e a valorização da participação dos mesmos. Finalizamos a atividade com a montagem de cartaz com as notícias apresentadas”, conclui Antonia, levando mais conhecimento sobre a comunicação para os alunos. Para conferir todas as produções da Escola Júlio de Mesquita Filho, acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE