Ervas medicinais viram entrevista em escola de Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Ervas medicinais viram entrevista em escola de Imbituva

Projeto ‘Sementes de Futuro’ foi desenvolvido na Escola Rural do Barro Preto. Quinto ano fez entrevistas com familiares sobre utilização das plantas com propriedades médicas.

VÍDEO
| Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto ‘Sementes de Futuro’ foi desenvolvido na Escola Rural do Barro Preto. Quinto ano fez entrevistas com familiares sobre utilização das plantas com propriedades médicas.

A Escola Rural Municipal de Barro Preto, em Imbituva, desenvolveu durante este ano um projeto denominado ‘Sementes de Futuro’. Uma das turmas que trabalhou junto ao programa foi o 5º ano da professora Priscila Turko, destacando a importância e a valorização das plantas medicinais, bem como sua história, apontando que até os dias atuais elas são amplamente utilizadas.

“Foi realizada uma pesquisa de campo, os alunos levaram para casa um questionário para realizar uma entrevista com seus pais, entre todas as questões estava uma que perguntava sobre qual erva medicinal eles mais utilizavam em suas casas”, conta Priscila. A atividade também contou com cartazes produzidos através das ervas medicinais que os estudantes levaram para a sala de aula, utilizando os questionamentos que fizeram em suas casas.

Entre as perguntas, estavam: em sua casa tem plantas medicinais; sua família faz uso de chás naturais; qual planta medicinal é mais usada para preparar o chá; em quais situações são usadas as ervas medicinais; cite as plantas que são cultivadas em sua propriedade e onde são cultivadas; quem ensina ou orienta sua família fazer uso dos chás; quando você não tem era medicinal em casa, onde você adquire ou vai buscar; e, por fim, você tem conhecimento da maneira correta de fazer o chá que toma?

“Após a pesquisa realizada com as famílias observamos que a erva medicinal mais usada foi a maçanilha. Com esse resultado em mãos, deliberamos um projeto com o tema ‘O Poder da Maçanilha’. A pesquisa de campo foi realizada na propriedade da família Sandeski, na comunidade de Lontrão, onde trabalham com essa erva. Marina Sandeski foi que atenciosamente nos recebeu e passou importantes informações sobre essa planta medicinal”, conclui a professora.

Para acessar o relato completo, outros vídeos e todas as fotos da atividade, acesse o blog escolar da Escola Rural do Barro Preto. Clique aqui.

Você conhece a Camomila?

Abaixo, confira um resumo enviado pela professora Priscila e alunos sobre a camomila, que foi o destaque durante a atividade do projeto ‘Sementes de Futuro’.

MAÇANILHA/CAMOMILA 

ORIGEM: EUROPA

NOME CIENTÍFICO: Matricaria chamomila

NOMES POPULARES : CAMOMILA VULGAR  / CAMOMILA COMUM

Sua produção ocorre nos meses de março e de abril. O seu tempo de germinação em nossa região leva até 20 dias e a planta atinge a altura de 30 a 50 cm. A produção conta com o favorecimento das condições climáticas da região onde a planta está sendo cultivada.

A colheita para uso medicinal ocorre quando as pétalas estiverem na altura do miolo da flor. Após as pétalas caírem a colheita deverá ser apenas para utilizar as sementes.

No mês de agosto, a colheita deve ser dividida em três escalas, sendo:

1ª colheita somente flores

2ª colheita de flores e 10% de caule

3ª colheita as flores que sobraram e 30% de caule

A Secagem para comercialização deve ser entre 8 a 20 horas na estufa tipo cancha, assim garantindo os princípios ativos e a boa qualidade. O tempo de secagem para uso caseiro varia, pois o mesmo ocorre de forma natural e na sombra.

A classificação das sementes é realizada manualmente. Classificando em maçanilha usada para chás, para cartelas, óleo e fármacos, para mistura de chimarrão, sachês e compostos. Sua estocagem é em sacos de plásticos de polipropileno preto para a preservação da cor e dos princípios medicinais

Podemos utilizar em Infusão, banhos, compressas, inalação de vapor, almofadinhas, óleos, pomadas. É indicado para má digestão, gases, debilidade do sistema digestivo, falta de apetite, cólicas (intestinal, uterina e urinária) vermes intestinais, dores musculares, tensão pré menstrual, estresse, insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias. Combate gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, dores de reumatismos, nevralgias.  Aumenta o leite materno, é usado ainda para limpeza de pele, refluxo, cicatrização, banho em queimaduras, banho em cabelos e, na produção de antiinflamatórios, sabonetes e cremes.

COMO PREPARAR O CHÁ: Em uma xícara coloca-se 1g de maçanilha e água fervendo, após abafa por um tempo de 8 a 10 minutos. Se passar de 10 minutos em infusão, não utilize. Pois, as propriedades medicinais já foram perdidas.

O projeto desenvolvido foi muito interessante e proveitoso para todos os envolvidos”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE