Sabe o destino do óleo usado? Escola de Imbituva explica | aRede
PUBLICIDADE

Sabe o destino do óleo usado? Escola de Imbituva explica

Instituição de ensino municipal, Santa Terezinha, aponta qual a destinação correta do óleo de cozinha. Atividade apontou importância da preservação ambiental.

Cartaz e óleo reconhecido fazem parte do cotidiano escolar
Cartaz e óleo reconhecido fazem parte do cotidiano escolar -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Instituição de ensino municipal, Santa Terezinha, aponta qual a destinação correta do óleo de cozinha. Atividade apontou importância da preservação ambiental.

Preservar o meio ambiente é tarefa de todos. E as instituições de ensino sabem disso e ensinam aos seus alunos as práticas necessárias para que isso ocorra da melhor forma. Na Escola Municipal Santa Terezinha, em Imbituva, o projeto ‘Geração Natureza’ trouxe esses conceitos de uma forma bem dinâmica. Com reflexões e produções, os estudantes puderam conhecer mais sobre a importância da temática.

Veja também: Santa Terezinha é premiada em projeto de meio ambiente

A atividade também premiou a escola com o troféu ‘Gota Verde’, através do grupo ambiental ‘Geração Natureza’. O prêmio é desenvolvido pela empresa Afubra, denominado ‘Verde É Vida’. Sobre os trabalhos na escola, debates e atividades foram realizadas para antecipar a gincana que acontece na semana do Dias das Crianças (veja na matéria acima). O principal tema é sobre a destinação correta do óleo de cozinha.

Sobre o tema, a professora Sirlei Kovalski e da pedagoga Arilde Filipack a importância de trabalhar isso dentro da escola. “A preocupação ambiental não é somente para especialistas, mas também deve partir das manifestações de todos os indivíduos. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, portanto, ela não é neutra, mas ideológica”, destaca o relato conjunto das profissionais de educação.

O papel da docência também é levantado pela dupla. “A formação do professor tem se apresentado um grande desafio, por ser condutor na questão ambiental significa buscar qualidade de vida. Quando falamos em vida incluímos tudo o que encontramos no ar, na água e no solo. O educador ambientalista deve olhar a vida com novos olhos, tendo o cuidado de não se tornar simplesmente um denunciador ou fazer puramente reivindicações”, completam Arilde e Sirlei.

Qual o destino correto para o óleo?

As professoras também trouxeram algumas dicas importantes para aqueles que não sabem o que fazer com aquele óleo que foi utilizado. Confira:

Texto na íntegra da professora Sirlei e da pedagoga Arilde.

“Após utilizar o óleo de fritura velho, você pode armazená-lo em uma garrafa pet utilizando um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas PETs, procure nossa escola para descartar o seu óleo de forma correta”, orientam o grupo ambiental.

Portanto, dê uma utilidade ao óleo usado: o reaproveitamento. Assim, você elimina o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, e dá uma nova utilidade para ele, evitando que cause riscos à saúde. A sustentabilidade agradece.

A produção completa você já sabe: no blog escolar da Escola Santa Terezinha. Acesse por aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE