Santa Terezinha é premiada em projeto de meio ambiente | aRede
PUBLICIDADE

Santa Terezinha é premiada em projeto de meio ambiente

Escola imbituvense participou da ‘Geração Natureza’, sobre prevenção ambiental. Gincana no Dia das Crianças busca unir diversão e aprendizado.

Escola foi premiada no projeto sustentável
Escola foi premiada no projeto sustentável -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Escola imbituvense participou da ‘Geração Natureza’, sobre prevenção ambiental. Gincana no Dia das Crianças busca unir diversão e aprendizado.

A Escola Municipal Santa Terezinha em Imbituva vem realizando um trabalho com o tema meio ambiente. O 5º ano da instituição, sob a coordenação da professora Sirlei Kovalski e da pedagoga Arilde Filipack, participou do projeto de um grupo ambiental denominado ‘Geração Natureza’. O objetivo era a conscientização dos alunos e da comunidade, além da preservação do meio ambiente e da saúde. Ainda, a temática envolveu uma reflexão da realidade socioambiental.

“(A Escola Santa Terezinha) já vem há um bom tempo trabalhando com seus alunos de forma diferenciada, sempre estimulando o desenvolvimento intelectual, social e conscientizando-os do seu papel de cidadãos na sociedade”, descreve o relato feito em conjunto por Sirlei e Arilde. O texto continua apontando que a o grupo ambiental ‘Geração Natureza’ ganhou pelo terceiro ano consecutivo o troféu ‘Gota Verde’, projeto desenvolvido pela empresa Afubra: Verde É Vida.

“As noções de preservação ambiental apresentada nos textos, livros, vídeos, músicas, meios de comunicação e na mídia, nos fazem refletir sobre o papel de cada espécie e, principalmente, do homem na relação natureza e sociedade. A emergente percepção mundial de renovação e manutenção do meio ambiente alicerça a educação ambiental apresentada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que resgata a visão do todo e procura superação da fragmentação e a reaproximação de todas as disciplinas”, aponta o relato das profissionais de educação.

Gincana

O próximo passo, segundo o texto, é uma gincana que será realizada na Escola Santa Terezinha na semana do Dia das Crianças (que ocorre na próxima quinta-feira, 12). Irão participar da atividade alunos, professores e funcionários que disputarão brincadeiras com pontuações. O que mais pontuar, vence. Serão seis equipes: vermelha, amarela, verde, laranja, azul e roxo.

“Uma das tarefas de cada grupo é arrecadar óleo saturado, a equipe que arrecadar mais, terá mais chance de vencer. Essa iniciativa é propor ao grupo ambiental em levar informações e conscientizar os demais alunos e comunidade de que o óleo saturado é nocivo ao meio ambiente, mas que pode ter um fim com responsabilidade”, comenta o relatório conjunto de Sirlei e Arilde.

Importância do tema

Além das atividades desenvolvidas, a professora e a pedagoga destacam a importância de várias situações em que é possível preservar o meio-ambiente. Entre elas, o assunto da gincana também está presente. “Todo mundo sabe que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, é reciclável, mas ainda restam muitas dúvidas: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? O que podemos fazer com o óleo de cozinha usado? Como armazená-lo?”, destaca o texto.

Segundo as educadoras, o destino incorreto certamente é o mais comum nas casas: pias, bueiros, ralos ou guias de calçada podem fazer com que isto gere um impacto ambiental de grandes proporções. “O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa de gordura. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio - isso provoca a morte da fauna aquática”, explicam Sirlei e Arilde.

Por fim, elas comentam a importância de trabalhar estes assuntos em sala de aula. “Na escola, a interdisciplinaridade deve sustentar-se num eixo integrador, partindo da necessidade sentida pela escola, professores e alunos, buscando compreender, intervir, mudar e prever. Pode nascer de um projeto gerador, que muitas vezes, pode ser um plano de ação para intervir numa realidade, num experimento ou em uma atividade em que são identificados os conceitos de disciplinas que contribuam para o seu desenvolvimento”.

Confira o blog escolar da Escola Municipal Santa Terezinha e veja o relato completo. Acesse através deste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE