Estrutura do jornal é temática de aulas em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Estrutura do jornal é temática de aulas em Jaguariaíva

Dividida em três momentos, produção do 5º ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio buscou entender estrutura do Jornal da Manhã.

JM novamente foi recurso utilizado em sala
JM novamente foi recurso utilizado em sala -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dividida em três momentos, produção do 5º ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio buscou entender estrutura do Jornal da Manhã.

Entender os elementos que compõem o jornalismo é uma das formas de interagir com o mundo da comunicação. Notícias, reportagens, editoriais, artigos, entre outras formas de estrutura textual presente nos jornais impressos podem ser relevadoras para os estudantes, principalmente do Ensino Fundamental I, que não tem familiaridade com esse tipo de assunto. Em Jaguariaíva, que utiliza do Jornal da Manhã nas produções do Vamos Ler – Geração Digital, a temática foi acerca das reportagens.

O trabalho desenvolvido pelo 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio contou com a participação da professora Franciele Scultz e da coordenadora pedagógica Glaci Ferraz Tavares. “No primeiro momento da aula os alunos exploraram os textos do jornal, para instigar a curiosidade dos mesmos sobre o tema ‘reportagem’ (o objetivo nesse momento foi desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, que deve ser um momento prazeroso). Após a leitura organizou se uma roda de conversa sobre as notícias que eles mais gostaram”, explica Glaci.

Então, os alunos foram questionados com as seguintes perguntas: vocês leem jornal? Por quê? Vocês conhecem alguém que lê jornal diariamente? Vocês já viam um jornal específico para crianças? O que tem geralmente num jornal? Para que ser um jornal na opinião de vocês? Quem faz o jornal? Quais são as partes de um jornal? Vamos conhecer melhor um jornal?

Na sequência os estudantes puderam expressas suas opiniões e respostas sobre o tema, trabalhando a oralidade, conforme aponta a pedagoga. O trabalho seguiu com explicações sobre para o que serve o jornal – informar, anunciar, comunicar, denunciar situações, dentre outras. “Relembrar que o jornal é dividido em várias sessões, como por exemplo: Economia, Política, Cultura, Esportes, Turismo, Classificados, Coluna Social”, comenta a coordenadora pedagógica.

“Para finalizar esse momento que poderá ser denominado de ‘roda de conversa’, orientar os alunos que escolham uma reportagem para estar fazendo os comentários orais, onde eles irão comentarem qual caderno se encontra, quem é o autor, quais os principais fatos ocorridos”, conclui Glaci.

7 de setembro

Ainda sobre trabalhando na mesma linha desenvolvida com o Jornal da Manhã, os alunos puderam participar do desfile cívico que ocorreu em Jaguariaíva e, através dele, relataram os acontecimentos e transformaram numa matéria jornalística. “Identificaram os elementos que compõe uma notícia e fizeram o relato de algo que eles participaram, isso os motivou a escrever. Como sempre tem despertado nos alunos o prazer em fazer a leitura e pela escrita”, explana a pedagoga.

Para conferir as produções do 5º ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio, confira o blog escolar acessando através deste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE