Jornal da Manhã contribui no vocabulário dos alunos | aRede
PUBLICIDADE

Jornal da Manhã contribui no vocabulário dos alunos

Segundo pedagoga do 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio, atividades com o impresso vem atraindo o interesse dos alunos.

Produções instigaram reflexão dos estudantes
Produções instigaram reflexão dos estudantes -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo pedagoga do 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio, atividades com o impresso vem atraindo o interesse dos alunos.

O Jornal da Manhã é a principal ferramenta de trabalho no Vamos Ler – Geração Digital e Jaguariaíva. Diferente dos outros quatro municípios que compõem o projeto, o trabalho com impressos é uma forma de apresentar os estudantes como as notícias eram divulgadas antes mesmo de surgir a televisão, o rádio e, principalmente, a internet. Com amplitude de informações, muitos estudantes conhecem pela primeira vez o impresso.

A turma da professora Franciele Schutz, do 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio teve a experiência com o Jornal da Manhã, utilizando diversos recursos em sala de aula. Os alunos foram separados em duplas, revisando as partes do impresso, os tipos de textos presentes, além da leitura de notícias e reportagens de escolha do próprio estudante.

Os alunos escolheram uma notícia e relataram os principais fatos para os colegas, conforme explica a coordenadora pedagógica Glaci Ferraz Tavares. “Após a parte oral da aula, escolheram outra notícia onde cada grupo deveria identificar os seguintes elementos: personagens, fato, local (onde, quando, como). Selecionaram-nos, sublinhando. Em seguida, reescreveram a notícia lida com suas palavras. A atividade foi realizada no caderno de produção de texto”, comenta a pedagoga.

Os trabalhos, então, foram expostos através da leitura de cada dupla para os demais colegas. “O trabalho realizado com os alunos foi de grande valia, pois tinha como objetivo desenvolver o gosto pela leitura e escrita e também o raciocínio crítico, opinião sobre diversos assuntos que não são cotidianos”, aponta Glaci.

Ainda segundo a coordenadora pedagógica, os estudantes gostaram da atividade com o Jornal da Manhã. “Percebi que eles vêm melhorando seu vocabulário, a forma de se expressar através do trabalho com jornal. Porque exige mais atenção por não ser uma leitura do cotidiano deles”, conclui a pedagoga.

Leia o relato e confira as fotos no blog escolar da Escola Carlos Carneiros Sampaio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE