‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário | A Rede - Aconteceu. Tá na aRede!
‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário

Vamos Ler

13 de setembro de 2017 14:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Cartaz apresenta estrutura do Jornal da Manhã

Projeto divulga guarda compartilhada em PG

JM ganha espaço no ‘Cantinho da Leitura’

Alunos entrevistam colegas em Jaguariaíva
Debate sobre uso de bonés e uniformes ocorre em Jaguariaíva
Escarpa Devoniana é debatida em Jaguariaíva
Atividade integra duas notícias em sala de aula
PUBLICIDADE

Utilização de dinheiro fictício e soma de valores integraram a atividade desenvolvida na Escola José Pinto Rosas.

O sistema monetário é uma ferramenta que pode ser trabalhada em dois pontos com os alunos: a importância de entender a estrutura de trocas e utilizando o raciocínio lógico. Utilizar materiais que fogem da aritmética é uma das possibilidades encontradas para progredir no aprendizado. Nos terceiros anos da Escola Municipal José Pinto Rosas em Ponta Grossa, as professoras Nercia Zatcerkoney,  Daniele Batista Galdino Orloviski e Célia Aparecida dos Santos realizaram esta atividade através de dinheiro fictício.

De acordo com a coordenadora pedagógica Luciane de Paula Antoneche, eles puderam utilizar de moedas para formar o valor de R$ 1,00. Em outro ponto da atividade, os estudantes criaram o ‘Mercado do Faz de Conta’, onde puderam realizar as translações com essas moedas a partir de embalagens que trouxeram de produtos que seus familiares costumam utilizar, conforme explica Luciane.

“Em seguida, após o uso do livro didático sobre sistema monetário, os alunos reportaram os ‘dinheirinhos’ e as moedas para irem para a parte prática. Foi uma atividade concreta que estimula o raciocínio lógico e torna a aprendizagem mais significativa”, comenta a pedagoga.

O caderno também foi recurso utilizado: os alunos puderam realizar os cálculos na calculadora para conferir se acertaram a quantia na atividade. Luciane finaliza apontando a importância da utilização de materiais concretos para fixar e adquirir os conceitos corretamente.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização