‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário | aRede
PUBLICIDADE

‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário

Utilização de dinheiro fictício e soma de valores integraram a atividade desenvolvida na Escola José Pinto Rosas.

Mercado do Faz de Conta
Mercado do Faz de Conta -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Utilização de dinheiro fictício e soma de valores integraram a atividade desenvolvida na Escola José Pinto Rosas.

O sistema monetário é uma ferramenta que pode ser trabalhada em dois pontos com os alunos: a importância de entender a estrutura de trocas e utilizando o raciocínio lógico. Utilizar materiais que fogem da aritmética é uma das possibilidades encontradas para progredir no aprendizado. Nos terceiros anos da Escola Municipal José Pinto Rosas em Ponta Grossa, as professoras Nercia Zatcerkoney,  Daniele Batista Galdino Orloviski e Célia Aparecida dos Santos realizaram esta atividade através de dinheiro fictício.

De acordo com a coordenadora pedagógica Luciane de Paula Antoneche, eles puderam utilizar de moedas para formar o valor de R$ 1,00. Em outro ponto da atividade, os estudantes criaram o ‘Mercado do Faz de Conta’, onde puderam realizar as translações com essas moedas a partir de embalagens que trouxeram de produtos que seus familiares costumam utilizar, conforme explica Luciane.

“Em seguida, após o uso do livro didático sobre sistema monetário, os alunos reportaram os ‘dinheirinhos’ e as moedas para irem para a parte prática. Foi uma atividade concreta que estimula o raciocínio lógico e torna a aprendizagem mais significativa”, comenta a pedagoga.

O caderno também foi recurso utilizado: os alunos puderam realizar os cálculos na calculadora para conferir se acertaram a quantia na atividade. Luciane finaliza apontando a importância da utilização de materiais concretos para fixar e adquirir os conceitos corretamente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE