‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário | A Rede - Aconteceu. Tá na aRede!
‘Mercado do Faz de Conta’ trabalha conceitos do sistema monetário

Vamos Ler

13 de setembro de 2017 14:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

‘Sorriso Infantil’ conscientiza sobre saúde bucal

‘Linha do Tempo’ destaca convite a instituições

Escola homenageia 194 anos de PG

Santa Cruz faz apresentações na Semana da Pátria
Jornal da Manhã contribui no vocabulário dos alunos
‘Indústrias Matarazzo’ é tema de atividade em Jaguariaíva
Semana da Pátria desperta espírito cívico em alunos
PUBLICIDADE

Utilização de dinheiro fictício e soma de valores integraram a atividade desenvolvida na Escola José Pinto Rosas.

O sistema monetário é uma ferramenta que pode ser trabalhada em dois pontos com os alunos: a importância de entender a estrutura de trocas e utilizando o raciocínio lógico. Utilizar materiais que fogem da aritmética é uma das possibilidades encontradas para progredir no aprendizado. Nos terceiros anos da Escola Municipal José Pinto Rosas em Ponta Grossa, as professoras Nercia Zatcerkoney,  Daniele Batista Galdino Orloviski e Célia Aparecida dos Santos realizaram esta atividade através de dinheiro fictício.

De acordo com a coordenadora pedagógica Luciane de Paula Antoneche, eles puderam utilizar de moedas para formar o valor de R$ 1,00. Em outro ponto da atividade, os estudantes criaram o ‘Mercado do Faz de Conta’, onde puderam realizar as translações com essas moedas a partir de embalagens que trouxeram de produtos que seus familiares costumam utilizar, conforme explica Luciane.

“Em seguida, após o uso do livro didático sobre sistema monetário, os alunos reportaram os ‘dinheirinhos’ e as moedas para irem para a parte prática. Foi uma atividade concreta que estimula o raciocínio lógico e torna a aprendizagem mais significativa”, comenta a pedagoga.

O caderno também foi recurso utilizado: os alunos puderam realizar os cálculos na calculadora para conferir se acertaram a quantia na atividade. Luciane finaliza apontando a importância da utilização de materiais concretos para fixar e adquirir os conceitos corretamente.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização