Valores como expressão cívica é tema de atividade

Vamos Ler

06 de setembro de 2017 12:52

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Professora comenta vitória no concurso do Vamos Ler

Secretária aponta força das escolas municipais em PG

Prefeito de PG destaca premiados no Vamos Ler

Concurso do Vamos Ler realiza entrega de prêmio em Imbituva
Estudante de Tibagi é o mais novo a receber premiação
Secretária e vice-prefeita destacam premiado em Tibagi
Vamos Ler premia aluno por melhor imagem em Carambeí
PUBLICIDADE

Virtudes como amor, amizade e tolerância foram expostos aos estudantes dos 5º anos da Escola Minervina França Scudlareck, em Ponta Grossa.

Valores. Uma expressão que ganhou novos contornos nos últimos séculos, mas que sempre remete a qualidades do ser humano no trato consigo mesmo e com os semelhantes. Trabalhar o assunto em sala de aula é um dos elementos que os professores buscam para tocar em temas que estão além das disciplinas escolares, visando à formação não apenas intelectual dos alunos, mas também e cívica.

Para trabalhar os preceitos acerca dos valores, as professoras Bilmara Silvestre e Maria Renata Ienar, dos 5º anos A e B da Escola Municipal Minervina França Scudlareck, utilizaram de diversos recursos em sala de aula. “Através de dinâmica e diálogo dos próprios alunos, (trabalhamos valores) mostrando que através do amor, amizade, simplicidade, tolerância, etc., podemos melhorar como pessoa, mostrar ao outro momentos positivos e se reconhecer no outro”, comenta a professora Bilmara.

Com estes pressupostos, os estudantes puderam colocar suas representações sobre valores na ponta do lápis e transferir sua noção do tema ao caderno. Em uma destas produções, uma aluna traduziu os valores em uma virtude humana: a de criar amigos “Amizade é um amor que não se comunica. O amor pede, a amizade dá. O acaso nos dá parentes, a escola nos dá amigos. A amizade é um livro aberto a felicidade”.

Posteriormente os estudantes puderam comentar sobre o que aprenderam durante a aula em frente a toda a sala. Eles discursaram e puderam complementar a atividade no cartaz fixado ao quadro (confira no player acima). Para finalizar, Bilmara define toda a produção e conhecimento adquirido na sala de aula com uma frase: “É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou”.

Confira o blog escolar da Escola Minervina França Scudlareck e fique por dentro de todas as produções dos 5º anos da instituição de ensino. É só acessar aqui.

PUBLICIDADE
MIX - 21/02/2018 02:14h

Vinícius é morto no presídio

Beth se junta à comemoração de Clara e todos estranham seu comportamento. Adinéia pede para Samuel ...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização