Dia do Soldado é comemorado em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Dia do Soldado é comemorado em Imbituva

Professores e equipe pedagógica da Escola Santa Terezinha apontam importância da segurança nacional e destacam figura de Duque de Caxias, patrono do Exército.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professores e equipe pedagógica da Escola Santa Terezinha apontam importância da segurança nacional e destacam figura de Duque de Caxias, patrono do Exército.

Defender o território onde vive é uma das premissas dos exércitos de todo o mundo. Com disciplina e hierarquia, esse tipo de instituição é uma das mais antigas da história e tem papel importante em vários países, principalmente no Brasil. Aqui, o dia 25 de agosto foi a data escolhida para homenagear homens e mulheres que buscam a manutenção da paz em nossas terras.

Em Imbituva, na Escola Municipal Santa Terezinha, os estudantes sob a supervisão dos professores Isabel, Daniel e Grazieli, puderam comemorar o Dia do Soldado com produções e homenagens a esta instituição tão importante do nosso país. A data escolhida representa o nascimento do marechal Duque de Caxias – ou Luís Alves de Lima e Silva, nome de batismo. Esta figura teve papel fundamental na história brasileira.

Conforme aponta a coordenadora pedagógica Arilde Filipack, Duque de Caxias nasceu em 1803, em Porto Estrela, capitania do Rio de Janeiro. “Era herdeiro de uma família da aristocracia militar portuguesa. Seu pai serviu ao exército português no Brasil, que, à época do nascimento do futuro duque, em 1803, estava na iminência de um choque contra as forças napoleônicas na Europa, o que resultaria na mudança da Família Real portuguesa para o Brasil”, conta Arilde.

A vinda de Dom João VI e sua família para as terras tupiniquins, quando Duque de Caxias tinha apenas cinco anos (1808), representou a criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1816 e, posteriormente, do Império do Brasil em 1822 (ano da Independência). “A vinda da Família Real para o Brasil, a elevação do país à categoria de Reino Unido e a futura independência, em 1822, transformaram a vida de Luís Alves”, comenta a pedagoga.

A história de Duque de Caxias acompanha vários períodos do Brasil monárquico: além da separação de Portugal e Brasil declarada por Dom Pedro I às margens do Ipiranga, o marechal participou de guerras e revoltas no território brasileiro durante boa parte do século XIX. Entre elas estão as guerras da Cisplatina e do Prata, além das revoltas como Farroupilha e Balaiada.

Foi, contudo, na Guerra do Paraguai, que Duque de Caxias se tornara o patrono do Exército Brasileiro. Como comandante geral dos militares brasileiros no país vizinho, venceu no campo de batalha, sendo reconhecido e condecorado pelo imperador à época, Dom Pedro II. Monarquista convicto, morreu em 1877, 12 anos antes do golpe militar que derrubaria o império e instauraria o modelo republicano no país.

“Para a escola é importante lembrar essa data para que se faça uma homengem a esse cidadão tão importante o para a História do Brasil. Desde o inicio da vida acadêmica de nossos alunos (o pré I) é importante estar ensinando esses fatos do passado , como tantos outros que compõe nossa história. Para os alunos do Pré I, foi importante essa apresentação para os demais alunos, pois demonstraram patriotismo”, conclui Arilde.

Para conferir todas as produções da Escola Santa Terezinha, acesse o blog escolar através deste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE