‘Brigadeiro gourmet’ rende deliciosa atividade em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

‘Brigadeiro gourmet’ rende deliciosa atividade em Imbituva

Porcentagem e história complementaram interdisciplinaridade na produção realizada pelo 5º B da Escola Maria Olívia Alves Pontarolo.

Alunos aproveitaram após a produção do brigadeiro
Alunos aproveitaram após a produção do brigadeiro -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Porcentagem e história complementaram interdisciplinaridade na produção realizada pelo 5º B da Escola Maria Olívia Alves Pontarolo.

Várias são as atividades desenvolvidas pelas professoras em sala de aula no Vamos Ler – Geração Digital neste ano. Temas que já estão presentes no plano pedagógico, assim como disciplinas que são ministradas em todas as escolas, como Matemática e Português, além de produções voltadas a mídia e educação, são alguns dos destaques que pudemos acompanhar em mais de seis meses de projeto.

Há muitas maneiras de trazer o interesse dos alunos em sala de aula com medidas que fujam dos materiais já produzidos anteriormente. Na Escola Municipal Maria Olivia Alves Pontarolo a ideia da professora Simmone Ribeiro Horst, do 5º ano B, conseguiu atrair a atenção dos alunos. Como? Com chocolate – e também utilizando práticas culinárias, instigando os estudantes sobre a importância de cozinhar. Assim, surgiu no quinto ano, o ‘brigadeiro gourmet’.

“O interesse surgiu após uma breve discussão em que os alunos relataram que comer chocolate antes das provas ajudaria na concentração. Um ditado de texto sobre o chocolate retirado da revista Recreio despertou ainda mais o interesse pelo fruto cacau”, explica Simonne. A estudante Natália apontou que o brigadeiro é seu doce preferido, conforme aponta a professora em seu relato.

Com a ideia fixa sobre o docinho a ser produzido pelas crianças, houve a arrecadação dos ingredientes. “Através de uma breve pesquisa na internet a professora contou aos alunos sobre a origem do fruto cacau, os benefícios e o consumo exagerado do chocolate onde gera malefícios em relação à saúde. O estudo consiste no resgate histórico sobre o surgimento do cacau, fruto matéria-prima do chocolate”, explana a professora.

Mas a deliciosa produção não contou apenas com a parte culinária; a atividade teve a ligação histórica a partir da utilização dos povos ameríndios, com destaque para os maias e astecas.  “Trabalhamos questões envolvendo a leitura, horas, minutos e segundos, e medidas de massa. E por que não valores?”, comenta Simmone, que ainda aponta o comentário feito pelo aluno Ruan: “se estamos trabalhando juntos temos que ter paciência uns com os outros”.

Para a produção foi utilizado 100% de cacau em pó, com a ajuda da colaboradora Josania. A atividade, além de muito gostosa, foi divertida para os estudantes, diz a docente, fazendo com que os mesmos distribuíssem sua produção a outros colaboradores da instituição. ““Fizemos questão de entregar para os professores “potinhos de brigadeiro’ para que eles experimentassem nosso doce” relatam as alunas Pollyana, Milena, Joyce e Natália.

Para finalizar, diversas questões foram desenvolvidas em sala. Sugerido pelo aluno James, o trabalho com porcentagens complementou a produção deliciosa realizada pelo 5ºB. “Aula divertidíssima e interdisciplinar trouxe ao ambiente escolar o fato de que trabalhar culinária pode ser um modo criativo de interligar todas as disciplinas”, completa Simonne. Para conferir o relato completo da atividade e as fotos, clique no blog escolar da Escola Maria Olívia Alves Pontarolo ( CLIQUE AQUI ). Ainda hoje, confira aqui no Vamos Ler – Geração Digital a galeria de fotos e a receita que os alunos utilizaram.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE