‘Telejornal’ vence premiação em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

‘Telejornal’ vence premiação em Imbituva

Alunos da Escola Rural de Barro Preto construíram um formato jornalístico em concurso municipal que tinha como tema o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Projeto foi realizado pelo 5º ano
Projeto foi realizado pelo 5º ano -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos da Escola Rural de Barro Preto construíram um formato jornalístico em concurso municipal que tinha como tema o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A preocupação com a segurança das crianças vem sendo cada vez mais debatida com o aumento dos índices de violência. Seja física, psicológica ou sexual, campanhas destacam para a importância de pais, professores e comunidade ficarem atentos ao comportamento dos seus filhos e com quem eles passam a maior parte do seu tempo.

Este é um dos papeis das instituições escolares: alertar sobre riscos que integram toda a sociedade. A preocupação com o delicado tema foi explorada pela Priscila Turko junto a sua turma do 5º ano da Escola Rural Municipal de Barro Preto, em Imbituva. O assunto fez parte do projeto denominado ‘Faça Bonito’.

Para que a atividade sobre o assunto fosse realizada dentro do projeto, os estudantes elaboraram um programa em formato telejornalístico com os conteúdos sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi estabelecido em 18 de maio.

“Sabemos que no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infanti”, destaca Priscila.

O bom desenvolvimento do projeto foi reconhecido através do 1º lugar na produção de vídeos sobre o tema em todo o município de Imbituva. “Agradecemos a toda equipe da Assistência Social, CREAS e CRAS, pela oportunidade de participarmos e trabalharmos em defesa de nossas crianças e adolescentes”, completa a professora.

Confira a galeria completa de fotos e o relato de Priscila no blog escolar da Escola Rural Municipal de Barro Preto, clicando aqui.

Sobre o tema

Abaixo você pode conferir um resumo sobre o combate ao abuso de crianças e adolescentes e a história que marcou a data 18 de maio. As informações foram repassadas pela professora Priscila Turko.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

História

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia.

Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos.

Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas. A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime.

Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta".

Fonte: http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/p/o-slogan-faca-bonito-proteja-nossas.html

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE