aRede aRede aRede
aRede
Intertextualidade vira trabalho artístico

Vamos Ler

11 de julho de 2017 14:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Troca de livros é realizada em escola de Castro

Charge é gênero central de atividades em Jaguariaíva

Caracterização é recurso para estudo sobre pronomes de tratamento

Interdisciplinaridade une impressos e geometria
Debate sobre a Páscoa envolve turma de Jaguariaíva
Veracidade das notícias é tema de debate em 5º ano
JM e Vamos Ler integram atividades em Jaguariaíva
PUBLICIDADE

Atividade desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa rendeu diversas paródias na Escola Municipal Padre José Bugatti.

Trabalhar a intertextualidade e os gêneros textuais é um dos processos mais importantes ministrados nas disciplinas de Língua Portuguesa nas escolas. Instigando a capacidade criativa e a ordenação lógica das sentenças linguísticas, os estudantes entendem melhor nossa língua e desenvolvem outras opções, tanto na oralidade quanto na escrita.

Na Escola Municipal Padre José Bugatti, no bairro D.E.R., em Ponta Grossa, a professora Adriane Pereira utilizou destas características peculiares do português para realizar uma atividade que unia intertextualidade e paródia – obras que ‘emprestam’ de outros gêneros sua forma, mas que mudam sua composição.

Utilizando propagandas e anúncios publicitários como auxiliares no desenvolvimento das atividades, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do gênero paródia. Um informe comercial de uma marca de amaciantes, que reproduzia o famoso quadro de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, serviu como exemplo para os estudantes entenderem uma das formas de parodiar elementos de outras artes.

“Os alunos foram divididos em duplas e cada uma criou uma paródia. Foram distribuídos quatro temas: eles poderiam escolher entre higiene, preservação do meio ambiente, a situação atual política do Brasil e a questão do incentivo à leitura. Eles eram livres para escolher o tema. Surgiram paródias bem divertidas, a maio parte delas usaram o ritmo de funk. Até teve uma falando da situação atual do Brasil e da Lava Jato”, comenta Adriane.

Continue acompanhando a página do Vamos Ler – Geração Digital no portal aRede para conferir, posteriormente, as atividades na íntegra desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Padre José Bugatti. Antes, você pode conferir todo o material da instituição acessando o blog escolar.

PUBLICIDADE
MIX - 26/04/2018 02:23h

Renan pede Beth em casamento

Clara se diverte com Gael durante um passeio. Patrick afirma a Clara que, com as informações que re...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização