Intertextualidade vira trabalho artístico

Vamos Ler

11 de julho de 2017 14:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Professora comenta vitória no concurso do Vamos Ler

Secretária aponta força das escolas municipais em PG

Prefeito de PG destaca premiados no Vamos Ler

Concurso do Vamos Ler realiza entrega de prêmio em Imbituva
Estudante de Tibagi é o mais novo a receber premiação
Secretária e vice-prefeita destacam premiado em Tibagi
Vamos Ler premia aluno por melhor imagem em Carambeí
PUBLICIDADE

Atividade desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa rendeu diversas paródias na Escola Municipal Padre José Bugatti.

Trabalhar a intertextualidade e os gêneros textuais é um dos processos mais importantes ministrados nas disciplinas de Língua Portuguesa nas escolas. Instigando a capacidade criativa e a ordenação lógica das sentenças linguísticas, os estudantes entendem melhor nossa língua e desenvolvem outras opções, tanto na oralidade quanto na escrita.

Na Escola Municipal Padre José Bugatti, no bairro D.E.R., em Ponta Grossa, a professora Adriane Pereira utilizou destas características peculiares do português para realizar uma atividade que unia intertextualidade e paródia – obras que ‘emprestam’ de outros gêneros sua forma, mas que mudam sua composição.

Utilizando propagandas e anúncios publicitários como auxiliares no desenvolvimento das atividades, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do gênero paródia. Um informe comercial de uma marca de amaciantes, que reproduzia o famoso quadro de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, serviu como exemplo para os estudantes entenderem uma das formas de parodiar elementos de outras artes.

“Os alunos foram divididos em duplas e cada uma criou uma paródia. Foram distribuídos quatro temas: eles poderiam escolher entre higiene, preservação do meio ambiente, a situação atual política do Brasil e a questão do incentivo à leitura. Eles eram livres para escolher o tema. Surgiram paródias bem divertidas, a maio parte delas usaram o ritmo de funk. Até teve uma falando da situação atual do Brasil e da Lava Jato”, comenta Adriane.

Continue acompanhando a página do Vamos Ler – Geração Digital no portal aRede para conferir, posteriormente, as atividades na íntegra desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Padre José Bugatti. Antes, você pode conferir todo o material da instituição acessando o blog escolar.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização