Intertextualidade vira trabalho artístico

Vamos Ler

11 de julho de 2017 14:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Vamos Ler e a amplitude do conhecimento

Alunas chamam a atenção para higiene através de música

Paródia destaca momento político do país

Quinto ano entrevista quarto sobre trabalho com horta
Pizza é utilizada para representar frações
Proerd faz visita à escola de Ponta Grossa
Confira o último texto do filme ‘Um Faz de Conta que Acontece’
PUBLICIDADE

Atividade desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa rendeu diversas paródias na Escola Municipal Padre José Bugatti.

Trabalhar a intertextualidade e os gêneros textuais é um dos processos mais importantes ministrados nas disciplinas de Língua Portuguesa nas escolas. Instigando a capacidade criativa e a ordenação lógica das sentenças linguísticas, os estudantes entendem melhor nossa língua e desenvolvem outras opções, tanto na oralidade quanto na escrita.

Na Escola Municipal Padre José Bugatti, no bairro D.E.R., em Ponta Grossa, a professora Adriane Pereira utilizou destas características peculiares do português para realizar uma atividade que unia intertextualidade e paródia – obras que ‘emprestam’ de outros gêneros sua forma, mas que mudam sua composição.

Utilizando propagandas e anúncios publicitários como auxiliares no desenvolvimento das atividades, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do gênero paródia. Um informe comercial de uma marca de amaciantes, que reproduzia o famoso quadro de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, serviu como exemplo para os estudantes entenderem uma das formas de parodiar elementos de outras artes.

“Os alunos foram divididos em duplas e cada uma criou uma paródia. Foram distribuídos quatro temas: eles poderiam escolher entre higiene, preservação do meio ambiente, a situação atual política do Brasil e a questão do incentivo à leitura. Eles eram livres para escolher o tema. Surgiram paródias bem divertidas, a maio parte delas usaram o ritmo de funk. Até teve uma falando da situação atual do Brasil e da Lava Jato”, comenta Adriane.

Continue acompanhando a página do Vamos Ler – Geração Digital no portal aRede para conferir, posteriormente, as atividades na íntegra desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Padre José Bugatti. Antes, você pode conferir todo o material da instituição acessando o blog escolar.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização