Comissão debate abandono de animais em PG | aRede
PUBLICIDADE

Comissão debate abandono de animais em PG

Iniciativa da professora Vanessa Bonicoski, da Escola Municipal Mário Ramos Braga, busca soluções para alto números de cães e gatos abandonados no município.

Poder público, iniciativa privada e sociedade civil buscam formas de combater o abandono
Poder público, iniciativa privada e sociedade civil buscam formas de combater o abandono -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa da professora Vanessa Bonicoski, da Escola Municipal Mário Ramos Braga, busca soluções para alto números de cães e gatos abandonados no município.

O abandono de animais ganha contrastes de epidemia em todo o mundo. Com cães e gatos liderando as listas, ações são frequentemente propostas por governos, iniciativa privada e sociedade civil organizada para sanar este problema recorrente. Principalmente, uma melhor condição de vida para os animais é necessária, evitando doenças tanto para eles quanto para os humanos.

Um atropelamento em frente à Escola Municipal Mário Ramos Braga no mês de abril deste ano, em Ponta Grossa, mobilizou a professora do 3º ano, Vanessa Bonicoski, a tomar atitudes que buscassem mudar esta triste realidade. “A primeira etapa do projeto consiste na pesquisa sobre o tema ‘animais abandonados’ através de reportagens que os alunos levaram para a sala de aula”, comenta a docente.

Reportagens foram utilizadas como apoio para que Vanessa pudesse começar a construir um cenário sobre o abandono em Ponta Grossa. Primeiro, uma análise do próprio bairro; na sequência, gráficos foram com os dados levantados serviram de apoio. “Para conhecer outras realidades da nossa cidade marcamos um debate para conversamos e buscarmos alguma solução para amenizar esse problema social”, explica Vanessa.

Debate

Foi então que entidades se reuniram na escola Mário Ramos Braga na manhã desta quinta-feira (06), para que novos passos fossem tomados. O evento contou com a presença da Copel, Ponta Grossa Ambiental, Departamento de Zoonoses, Sindicato Rural, Secretaria de Educação e participação da vereadora Professora Rose.

“Todos adoraram a iniciativa do projeto e deram a ideia de o projeto expandir para as demais escolas do município como forma de conscientizar o máximo de pessoas possível é tentar mudar essa realidade”, aponta a professora a frente do projeto. Com inúmeras questões debatidas, como a alimentação dos animais pelas pessoas fora de sua casa, a responsabilidade dos problemas causados principalmente pelos cães – maior espécie abandonada – não teria responsáveis.

Dentro desta perspectiva, soluções como mobilização e conscientização da população pensando a médio prazo, foram colocadas na conversa. Vanessa destaca ainda, a participação das professoras Elza Bonicoski e Paula Giulce; da diretora da escola Cloris Jaworski; e da pedagoga Vera Kovalski.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE