Utilizando a mídia para combater a Dengue | aRede
PUBLICIDADE

Utilizando a mídia para combater a Dengue

Foi através de exemplares do Jornal da Manhã que os estudantes da Escola Municipal Izabel Branco, em Jaguariaíva, puderam alertar população sobre riscos do agente transmissor da doença.

Atividades em sala e interdisciplinares fizeram parte das produções.
Atividades em sala e interdisciplinares fizeram parte das produções. -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foi através de exemplares do Jornal da Manhã que os estudantes da Escola Municipal Izabel Branco, em Jaguariaíva, puderam alertar população sobre riscos do agente transmissor da doença.

O combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da Dengue, chikungunya e zika vírus, é um debate que não se restringe apenas as estações quentes do ano. Mesmo o Paraná, com temperaturas abaixo da média dos estados que se encontram ao norte do território, ainda enfrenta vários problemas com este inseto durante todos os períodos do ano. Agentes de saúde alertam que, devido as condições climáticas do final do outono e começo do inverno, muitas pessoas deixam as práticas preventivas de lado, aumentando o risco de contrair alguma doença.

Nas escolas o papel de mostrar os perigos destas enfermidades é amplamente debatido e divulgado, buscando nas novas gerações a solução para este problema epidêmico que o país enfrenta há mais de duas décadas. Na Escola Municipal Izabel Branco, em Jaguariaíva, a professora Regina Estela Padilha resolveu unir o tema aos conteúdos informativos presentes no Jornal da Manhã, em atividade realizada com os alunos do 5º B.

O primeiro passo foi um estudo detalhado sobre questões de saneamento básico, outro problema iminente e que atrai atenções dos agentes de saúde em vários cantos da nação. Esta atividade, explica a professora, foi interdisciplinar, ou seja, envolveu outras turmas. O passo seguinte foi explorar, dentro das matérias vinculadas no Jornal da Manhã, informações que trouxessem à tona o tema e dessem mais respaldo aos educandos sobre o tema proposto.

Integrada a atividade esteve a análise de como um jornal é composto, destacando as manchetes de cada editoria e os motivos que tornam estas notícias as principais dentro do contexto do impresso. Em grupos, os estudantes leram, refletiram e puderam se integrar ao processo de construção midiático impresso.

Para concluir as atividades, os alunos realizaram uma passeata no município para alertar os riscos do primeiro tema proposto, o combate ao mosquito da Dengue. Saindo da instituição escolar, eles seguiram contornando cinco quadras até chegar na Prefeitura Municipal de Jaguariaíva. No local, panfletos elaborados pelos alunos foram distribuídos para dar ainda mais consistência ao debate sobre a prevenção contra o Aedes aegipty. No blog escolar da Escola Municipal Izabel Branco, 5ºB, é possível ver as fotos registradas no dia. Clique aqui.

Fique atento aos sintomas

A Dengue pode ser uma doença que ‘mascara’ muito bem seus sintomas em outras possíveis enfermidades. Por isso, é necessário que você fique atento se apresente um ou mais dos sinais abaixo descritos e se há a possibilidade de locais que contenham água parada em sua casa ou vizinhança.

Dores de cabeça e febre alta indicam que você pode estar com o vírus. Dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, cansaço, perda de apetite, manchas avermelhadas na pele e moleza no corpo também são incidências muito claras da doença. As informações são do site dengue.pr.gov.br.

Agora, se você perder a consciência, ter dificuldade para respirar, contrair dores abdominais fortes e contínuas, com vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento de boca, gengivas e nariz, além de sede excessiva, procure logo um pronto atendimento de saúde: você tem muitas chances de estar com Dengue.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE