Festa Junina traz produção sobre santos de junho | aRede
PUBLICIDADE

Festa Junina traz produção sobre santos de junho

Atividade desenvolvida na Escola Municipal Minervina França Scudlarek resgatou valor histórico da festividade trazida pelos portugueses ao Brasil.

Festa foi realizada entre os alunos da escola
Festa foi realizada entre os alunos da escola -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade desenvolvida na Escola Municipal Minervina França Scudlarek resgatou valor histórico da festividade trazida pelos portugueses ao Brasil.

Junho é o mês festivo no Vamos Ler – Geração Digital. As escolas dos cinco municípios envolvidos no projeto, nos Campos Gerais, vêm realizando suas Festas Juninas, cada uma do seu jeito, mas sempre com a participação do corpo docente, de alunos e familiares. Assim, o evento em homenagem a São João ganha contornos cada vez mais singulares e demonstra a importância da reunião de todos os envolvidos nas instituições de ensino.

Na Escola Municipal Minervina França Scudlarek houve uma atividade coletiva entre os 5º anos A e B para contribuir com a Festa Junina do local. Além de um painel elaborado pelos alunos, um texto foi repassado para que eles pudessem resgatar um pouco da história desta festividade, com produções que relatassem a amplitude de comida, bebidas, danças e atividades culturais presentes na festa.

“O Brasil é um país muito rico quando diz respeito à cultura. Sendo assim, conhece-lo é algo fundamental para que possamos compor a identidade do nosso povo. Por meio destas manifestações folclóricas, que mantêm vivas as tradições e costumes de um povo, preservando deste modo, sua identidade para futuras gerações”, explicava o texto-base que os estudantes utilizaram para produzir.

O relato ainda trazia os papeis das escolas nas Festas Juninas e Julina, colocando-as como parte do conteúdo curricular para os estudantes. As comemorações na Escola Minervina França Scudlarek, destaca o texto, foi realizada de maneira interna para focar nos principais interessados na comemoração: os alunos. “Programamos para a data várias atividades, danças, brinquedos e brincadeiras, com o intuito de proporcionar um dia agradável para os alunos”, completa o texto, que destaca que as crianças tinham liberdade de caracterização para comparecem a Festa Junina.

Produção

Os alunos puderam relatar, em seus cadernos, como as atividades ocorrem através da festa de São João. Com destaque para a chegada da festividade através dos portugueses, um dos alunos destacou a importância de três santos, as datas destinadas a eles, dentro do contexto junino: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Sobre Santo Antônio, o aluno relatou que “ele abre as festas juninas e é considerado o santo casamenteiro, protegendo as mulheres solteiras e ajuda a achar objetos perdidos”. Já sobre São João, “é o santo mais importante do mês, embora não seja tão casamenteiro quanto Santo Antônio”. Concluindo, São Pedro é “protetor das viúvas, principalmente daquelas que querem se casar”.

Os relatos ainda elencam diversas brincadeiras, como cabra-cega, correio do amor, leilão, pescaria e quebra pote. ‘Comes e bebes’ também foram destaque: amendoim torrado, batata-doce assada, bolo de mandioca e milho, canjica, cocada, doce de abóbora, milho cozido, pipoca, pamonha, quentão, pastel, entre vários outros. O relato do aluno e uma galeria completa de fotos, você confere no blog escolar da Escola Municipal Minervina França Scudlarek acessando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE