Adubação de horta dá continuidade a projeto em PG | aRede
PUBLICIDADE

Adubação de horta dá continuidade a projeto em PG

Escola Municipal Doutor Leopoldo Pinto Rosas, em Uvaranas, segue com segunda etapa da horta vertical realizada pelos alunos do 5º ano da instituição escolar.

Alunos trouxeram orgânicos de casa e reaproveitarem sobras da merenda.
Alunos trouxeram orgânicos de casa e reaproveitarem sobras da merenda. -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Escola Municipal Doutor Leopoldo Pinto Rosas, em Uvaranas, segue com segunda etapa da horta vertical realizada pelos alunos do 5º ano da instituição escolar.

A Escola Municipal Doutor Leopoldo Pinto Rosas, do bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa, vem desenvolvendo uma atividade com os alunos do 5º ano da instituição de ensino: uma horta vertical nas dependências do local. Propondo estimular os estudantes a compreenderem noções que estejam intimamente ligadas as questões ambientais, a professora Paula Sander Dreher Campagnoli e continuou com os trabalhos junto aos educandos.

A nova etapa do projeto consiste em cuidar da horta através da adubação orgânica. Assim, além das noções sobre o processo de cultivo das plantas, formas de como o adubo auxilia no crescimento vegetal também podem ser explorados pelos estudantes. “Buscando melhorar e garantir a boa produção da horta escolar, os alunos do 5º ano reaproveitaram resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar: foram separadas as cascas de banana, ovos e borra de café”, explica Paula.

Ou seja: não apenas um trabalho que conscientiza e ensina sobre a produção de alimentos, mas também a reutilização de materiais orgânicos, contribuem para um processo de aprendizagem ainda mais qualificado para os alunos que estão no último ano do Ensino Fundamental I. “Todos esses ingredientes foram triturados pelos alunos e dissolvidos juntamente com a água. Os mesmos aguardaram a maturação do produto e aplicaram na horta”, comenta a docente.

Com o objetivo do corpo docente em mostrar aos alunos e familiares a importância da utilização do adubo no solo em que estão presentes as plantas, além da economia com este tipo de prática – devido a valores mais alto em relação ao adubo industrial –, as famílias podem dar um destino adequado as sobras orgânicas que, muitas vezes, chegam a acumular nas cozinhas dos cidadãos (e que muitos não sabem como destinar).

Houve, ainda, explicações sobre outro processo de adubação: a compostagem. “Processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, que se chama composto e pode ser utilizado como adubo”, completa a docente. Participaram da atividade, além de Paula e o 5º ano, a coordenadora pedagógica Simone Aparecida Simões e a diretora Luci Cândida Depétris.

Saiba onde destinar seu lixo em PG

Você sempre quis separar seu lixo orgânico e nunca soube como o destinar para o local correto? Não se preocupe, Ponta Grossa fornece uma seleta coletiva de orgânicos com vários pontos pela cidade, incluindo o caminhão que passa em diversos bairros. No site pgambiental.com.br é possível ver os bairros onde o veículo passa para fazer a coleta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE