Higiene é tema de projeto em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Higiene é tema de projeto em Imbituva

Com foco em higienização bucal, estudantes puderam aprender formas corretas de escovação na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.

4º e 5º anos trabalharam com a temática da saúde oral
4º e 5º anos trabalharam com a temática da saúde oral -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com foco em higienização bucal, estudantes puderam aprender formas corretas de escovação na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.

A higiene pessoal é um dos principais assuntos tratados nas escolas municipais visando despertando nos alunos a consciência dessas práticas para a sua saúde. Da limpeza oral aos cuidados com a pele, cabelos e extremidades do corpo, todo o tipo de ensinamento nesta fase da vida contribui para que os estudantes possam utilizar de diversos métodos para minimizar o risco de ferimentos e doenças causados pela falta de higiene pessoal.

Na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Imbituva, o projeto ‘Euconsciência’ surgiu em 2014 e, neste ano, trabalha especificamente com pressuposto higiênicos. “Fomentamos o conhecimento, a prática. Isso torna nossos projetos mais concretos e atrativos aos nossos educandos. Eles percebem que a escola é por eles”, aponta o diretor da instituição de ensino, Adelmo Kremer.

Neste ano a atividade foi intitulada ‘Higiene Além do Muro’. “Cada turma trabalha uma temática dentro da escola, leva para casa aquilo que aprendeu. Na finalização do projeto, a escola desenvolverá uma grande ação comunitária, com a temática principal, na qual visa trazer os pais para participarem da vida escolar dos filhos”, conta a pedagoga Fabianie Menon.

Higiene bucal

Algumas professoras delimitaram o tema proposta e trabalharam com questões pontuais como as professoras Glazieli Neves dos Santos e Rose Lopes, do 5º B e 4º C vespertinos, respectivamente. “Objetivamos mostrar aos alunos o quão importante é manter a boca saudável. No desenrolar do trabalho, nem os alunos acreditavam que tinham tantas placas bacterianas. Para eles foi bastante esclarecedor, uma vez que puderam perceber que não faziam a escovação de maneira correta”, comenta a professora Glazieli.

O trabalho foi realizado através dos alimentos “amigos e inimigos dos dentes”, com orientações sobre como realizar a escovação correta dos dentes. Na sequência, dois vídeos explicativos intitulados ‘Dr. Dentaço e a Lenda do Reino dos Dentes’ e ‘Higiene Bucal’, ambos animados, foram  utilizado como material de suporte.

“Depois de terem feito debates em sala de aula, as professoras se utilizaram de recursos como uma dentadura gigante, confeccionada com material reciclável, para ensinar a maneira correta de  escovarem os dentes e de passarem o fio dental”, explica a pedagoga. O auxílio para que tudo ocorresse conforme o cronograma se deu através de pastilhas evidenciadoras de placa bacteriana, fornecidas por um cirurgião dentista.

“A utilização da pastilha evidencia onde a higiene não foi feita de maneira adequada, deixando o local avermelhado. Quanto mais placas, mais a boca fica vermelha, e somente limpa após a escovação ter sido feita corretamente e acabado com a placa bacteriana”, resume Fabiani. A professora Rose aponta que a utilização deste método surpreendeu os estudantes. “Agora no segundo semestre faremos o uso da pastilha após a escovação, para que os alunos possam perceber que se não fizerem a escovação de maneira correta, o uso da pastilha acusará”, completa.

O relatório completo e as fotos do projeto de higiene você poderá conferir no blog escolar da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE