Ensino Fundamental I desenvolvendo alunos e colegas | aRede
PUBLICIDADE

Ensino Fundamental I desenvolvendo alunos e colegas

Instituições de ensino que ofertam turmas do 2º ao 5º ano apresentam noções pedagógicas, mas abarcam questões que envolvem cidadania e convivência social.

O Ensino Fundamental I é período de aprendizado sobre socialização
O Ensino Fundamental I é período de aprendizado sobre socialização -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Instituições de ensino que ofertam turmas do 2º ao 5º ano apresentam noções pedagógicas, mas abarcam questões que envolvem cidadania e convivência social.

A vida estudantil é dividida em etapas: primeiro, passamos pelas séries (ou 'a série', dependendo do ano de matrícula), onde somos inseridos no convívio social com crianças da mesma idade. Lá aprendemos as letras e como elas podem formar palavras, utilizamos de recorte, colagem, elaboramos diversos desenhos que expressam nosso universo ainda em formação.

A próxima etapa que chegamos é o Ensino Fundamental I. Talvez a mais importante época de nossa vida escolar. É nas formações de base, do 2º ao 5º ano, que todo o desenvolvimento cognitivo tem seu maior salto. Já sabemos ler, escrever. Começamos a aprender as operações básicas da matemática, a cidade e região que vivemos, como são denominadas as formas de relevo, como iniciou a história da nossa civilização, entre outros pontos.

Há um fator de importância igual ou superior que é trabalhado nessa fase da vida: a convivência com as mais diferentes crianças, com classes sociais distintas, histórias singulares e personalidades únicas. Entre os 7 aos 10 anos, período de quatro anos do Ensino Fundamental I, começamos a cultivas as amizades, aprender o respeito ao próximo e entender que há hora certa para tudo.

Os 5º anos envolvidos no Vamos Ler – Geração Digital em 2017 destacam, principalmente, este último ponto: com diversos assuntos, professores utilizam do bom relacionamento entre seus educandos. Como? De inúmeras formas: montando equipes em grupos, fazendo com que alunos que não se relacionam possam conhecer seus colegas, é a principal delas. Mas, instigando a refletirem sobre a realidade alheia é outra forma de amadurecer as crianças.

Produções destacam o relacionamento

Em Ponta Grossa, na Escola Municipal Professora Kazuko Inoue, os alunos do 5º mostraram a importância do último ano do Ensino Fundamental: após um trabalho coletivo de pesquisas e análises, apresentaram uma versão completa sobre o jogo denominado Baleia Azul, que vem se mostrando um problema para pais e comunidade em geral.

O projeto Linha do Tempo, da Escola Zilá Bernadete Bach, é uma das principais produções que demonstram que a afinidade entre os estudantes é algo a ser buscada. Como ferramenta pedagógica, os estudantes podem relatar sobre a vida de seus colegas.

Já os alunos do Santa Terezinha, em Imbituva, ficaram em 3º lugar em uma competição municipal apresentando um teatro com música onde relatam os problemas decorrentes do abuso sexual de crianças e adolescentes. Foi uma manifestação da importância do tema, mas que também mostra o amadurecimento dos estudantes no último ano do Ensino Fundamental I.

Várias outras produções foram divulgadas na região, mas todas com o mesmo propósito: mostrar que os alunos das instituições públicas de ensino aprendem não apenas as disciplinas que são repassadas pelos docentes; mas, acima de tudo, noções de valores, respeito, companheirismo, amadurecendo-os para a nova etapa que vem a partir de 2018: o Ensino Fundamental II e uma nova oportunidade de amadurecer intelectual e socialmente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE