Escola de Imbituva divide história do Brasil em 10 períodos | aRede
PUBLICIDADE

Escola de Imbituva divide história do Brasil em 10 períodos

Em comemoração aos 517 anos de descobrimento do país, Escola Municipal Professora Dolores Mendes Galvão realiza atividades sobre momento importantes da trajetória brasileira.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em comemoração aos 517 anos de descobrimento do país, Escola Municipal Professora Dolores Mendes Galvão realiza atividades sobre momento importantes da trajetória brasileira.

O Brasil completou 517 de descobrimento no último dia 22 de abril. A data marca a primeira chegada relatada dos portugueses, comandados por Pedro Alvares Cabral na Bahia. Mesmo com várias versões sobre como a história realmente se sucedeu em cinco séculos, a partir de dados de inúmeros pesquisadores, versões do descobrimento são apresentadas, buscando embasar os alunos. Para resgatar a história brasileira e apresentar noções sobre a disciplina, a Escola Municipal Professora Dolores Mendes Galvão, de Imbituva, aliou os alunos do 5º B e 4º B em várias atividades sobre o assunto que se redundaram em uma apresentação final.

Coordenados pela professora Jane Traut Mocelin, o primeiro momento teve a seleção de dez dos mais importantes períodos do Brasil de 1500 até os dias de hoje, com trabalhos em dupla, onde cada uma ficou responsável por um recorte histórico. “Fomos a biblioteca da escola e cada dupla buscou tudo o que conseguiam sobre cada período. Foram recortadas figuras e, após essa etapa, voltamos para a sala de aula, onde as duplas fizeram um pequeno cartaz com as gravuras que conseguiram relacionadas com as datas respectivas de cada período histórico”, comenta Jane.

Os momentos históricos

As histórias foram divididas nos seguintes momentos: o descobrimento do Brasil (1500), onde se absorve tudo o que aconteceu à época, como o contato com os índios; o segundo período compreende o período colonial (1530-1815), com tópicos que exploravam as capitanias hereditárias, a organização econômica, os extrativismos vegetais e minerais, a pecuária, a escravidão, a organização político-administrativa e a expansão territorial.

A terceira dupla ficou com a independência do Brasil (1822), com a nomeação do Príncipe Regente como imperador do país, Dom Pedro I, o Dia do Fico e o reconhecimento internacional da Independência brasileira; na sequência, o estudo foi sobre o Primeiro Reinado (1822-1831), período em que D. Pedro I comandou o país até voltar a Portugal.

O período seguinte compreendeu o reinado provisório até Dom Pedro II assumir o trono (1831-1840); o sexto momento compreende a Primeira República (1889-1930), com os governos iniciais provisórios, o coronelismo, as assembleias constituintes, entre outros assuntos; a Revolução de 1930 (1930) veio na sequência, abarcando os fatos anteriores que fizeram acontecer este momento; em cima do assunto ainda foi recortada a Era Vargas (1930-1945), período de maior permanência de um presidente na história republicana brasileira.

O nono acontecimento aponta para a Ditadura Militar (1964-1985), falando sobre os presidentes militares durante pouco mais de duas décadas, além de questões como a queda de João Goulart, a censura, o Milagre Econômico, as Diretas Já e a eleição do primeiro presidente da sexta República brasileira, Tancredo Neves; por fim, os alunos puderam conhecer o que ocorreu nos últimos 33 anos (1985-atualmente), desde a redemocratização do país e com oito eleições presidenciais.

Após a viagem pelos mais de cinco séculos, as duplas puderam apresentar seus trabalhos, com datas e tópicos importantes. Após isso, foi feito um mural com todo este período. “Depois de estudar as datas e mais a fundo a história do descobrimento do Brasil os alunos escreveram a sua versão dos acontecimentos, primeiro concordando que foi Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil e o segundo discordando pois, na verdade, o Brasil não precisava ser descoberto, pois os índios já habitavam nossas terras”, diz a professora Jane.

Comentários dos alunos

Os alunos puderam fazer seus apontamentos sobre o que aprenderam em sala de aula. “Os índios estão morando aqui no Brasil desde antigamente à vários e vários anos atrás. Nas lendas todos falam que os portugueses o Brasil, mas quando eles chegaram os índios já estavam aqui”, apontou Mariana Lemos. Já para Estela Eloisa Mocelim, o objetivo dos portugueses não era chegar ao Brasil. “Eu acho que foi um acidente o Pedro Álvares Cabral ter chegado aqui. O objetivo dele é chegar nas Índias e por que chegaram no Brasil? Se os índios já moravam aqui foram eles que descobriram o Brasil”.

Para conferir todas as fotos das produções e o relatório completo de como foram divididas as atividades em sala de aula, confira o blog escolar da Escola Municipal Professora Dolores Galvão Mendes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE