Valorização do próximo é tema no Dia do Índio

Vamos Ler

20 de abril de 2017 16:08

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Ervas medicinais viram entrevista em escola de Imbituva

Quinto ano desenvolve cinco atividades com o Jornal da Manhã

Turma cria espaço coletivo para acesso à leitura

Obra de Monteiro Lobato é destaque na Expocultura
Folclore é destaque em escola de Tibagi
Escola de PG trabalha com empreendedorismo
Conheça os premiados do concurso do Vamos Ler
PUBLICIDADE

Atividade integrou toda a Escola Municipal Santa Terezinha de Imbituva. Alunos puderam aprender sobre cultura e características dos indígenas.

Ensinar as crianças do Ensino Fundamental I sobre a história do país através das várias etnias e culturas que o compuseram foi assunto da Escola Municipal Santa Terezinha, em Imbituva, como homenagem ao Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19), e que foi criado em 1943 pelo Presidente da República, Getúlio Vargas.

As turmas realizaram rodas de conversa sobre o tema, englobando vários aspectos dos índios no Brasil: suas moradias, músicas e danças das tribos, ervas medicinais utilizadas, preservação dos povos e valorização da cultura indígena. Para abarcar todos esses assuntos, a professora de Artes, Marisete, junto aos alunos, confeccionou índios que foram utilizados para decorar a sala de Artes.

A atividade também envolveu trabalhos de leitura e interpretação textual sobre os indígenas, além de maquetes. Os alunos do Pré I da instituição escolar puderam apresentar músicas. O objetivo, destacam professores e a pedagoga, é que o conhecimento de outras culturas sirva de suporte para que não haja discriminação com outras classes e indivíduos de características sociais diferentes.

“Ofertamos para os alunos um ensino no qual tenham conhecimento de outras culturas e que as respeite a fim de desempenharem bem seu papel na sociedade. Mostrando seu valor na história do Brasil e conscientizando os alunos da extinção de muitas tribos e conservação das existentes e nossa contribuição para uma sociedade onde se efetive o princípio da igualdade”, comenta a pedagoga da Escola Santa Terezinha, Arilde Inês Felipack.

Para conferir a galeria completa de fotos e o vídeo das crianças na atividade desenvolvida na Escola Municipal Santa Terezinha, acesse o blog escolar clicando aqui.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização