Estudantes realizam entrevista por videoconferência | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes realizam entrevista por videoconferência

Entrevistando o coordenador do Vamos Ler, 5º ano da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach pode tirar dúvidas sobre como construir um jornal falado em sala de aula.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entrevistando o coordenador do Vamos Ler, 5º ano da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach pode tirar dúvidas sobre como construir um jornal falado em sala de aula.

Os alunos da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, do Jardim Dom Bosco em Ponta Grossa, fizeram uma videoconferência com o coordenador do programa Vamos Ler - Geração Digital, Dhiego Tchmolo, para aprenderem um pouco mais sobre como funciona o formato entrevista. Os estudantes se reuniram na sala de informática onde puderam fazer diversas perguntas sobre temas relacionadas a comunicação e jornalismo, além de dicas para o desenvolvimento de atividades que utilizem métodos jornalísticos, com foco na entrevista.

O objetivo, segundo a professora que orientou os alunos através da videoconferência, Rosilda Rocha Bueno, é que os estudantes possam realizar um jornal falado dentro da sala de aula. O assunto escolhido é o aumento da passagem do transporte público em Ponta Grossa, que passou de R$ 3,20 para R$ 3,70 em março deste ano.

Buscando a preparação para a construção de uma reportagem audiovisual sobre o tema, vários temas foram elencados pelos alunos. As primeiras perguntas tiveram foco na formação e profissão dos profissionais da comunicação, como qual é o papel do jornalista e quanto é necessário para se tornar bacharel na área.

No segundo momento, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas sobre questões técnicas: como produzir um jornal falado dentro da sala de aula, como falar diante as câmeras, como fazer entrevistas. As principais questões envolveram como os alunos podem realizar as atividades dentro da sala de aula integrando todos os estudantes. A sugestão, segundo o coordenador, foi que fossem feitas as divisões da tarefa de acordo com a especificidade de cada um para as funções determinadas.

Houve ainda um momento que os alunos puderam entrevistar o profissional da comunicação e conhecer um pouco mais sobre suas rotinas: quanto tempo está trabalhando na área e no atual meio; quais fontes já conversou; situações que possam ter sido constrangedoras; entre outros questionamentos.

Por fim, os alunos puderam fazer perguntas livres como ‘você já entrevistou algum jogador do Operário?’ ou ‘como é possível acessar o jornal que você trabalha?’. Com duração total de mais de uma hora, a videoconferência foi uma atividade que relacionou a mídia e a educação, diretriz do programa Vamos Ler - Geração Digital e pode servir como material de suporte para a turma e outras escolas na produção de materiais audiovisuais no ambiente escolar.

Confira a entrevista completa acessando o blog escolar da Escola Municipal Zilá Bach.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE