Trabalho escolar fortalece a participação cidadã | aRede
PUBLICIDADE

Trabalho escolar fortalece a participação cidadã

Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na Escola Municipal Professora Maria Antonia de Andrade, em Ponta Grossa, a professora do 5º ano ‘B’, Tania Mara de Souza, pautou-se em diferentes notícias publicadas pelo Jornal da Manhã acerca das eleições municipais de 2016 para debater cidadania e os direitos e deveres de crianças e adolescentes. “O trabalho visou fortalecer a participação dos alunos nas questões políticas, preparando-os para que possam exercer seu papel de cidadão e lutar por uma sociedade mais justa”, explica a professora.

Os alunos discutiram sobre os problemas presentes na comunidade (tais como, saneamento básico, educação, moradia e transporte) e sobre responsabilidade social, que culminou na simulação de um debate eleitoral em sala de aula.

Os estudantes também escreveram textos narrativos e criaram histórias em quadrinhos a partir do tema.

Neste trabalho, a professora utilizou, além das notícias de jornal, os livros “Se criança governasse o mundo” (Marcelo Xavier) e “Os Direitos Das Crianças Segundo Ruth Rocha” (Ruth Rocha), a revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a cartilha “Os Direitos Humanos” (Ziraldo).

Tania esclarece que procurou despertar nas crianças noções de cidadania, destacar a importância de respeitar a opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade. “Conscientizá-los para que levem essas informações aos seus familiares, para que tomem a melhor decisão no momento do voto, pois é a partir da escolha de nossos governantes que estaremos assegurando os direitos de todos os cidadãos”, assinala.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE